Índice lista os cursos de Direito da UERN entre os melhores do País

Os cursos de Direito da UERN no Campus Central, em Mossoró, e no Campus Avançado de Natal receberam avaliação máxima do Índice Aguillar Education (IAE), figurando entre os 60 melhores cursos de Direito no País.

O índice leva em conta o desempenho dos cursos nos dez últimos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nas duas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conferindo um selo de qualificação para aqueles que obtiveram os melhores resultados.

Os dois cursos de Direito da UERN receberam o selo IAE Cinco Estrelas, destinado àqueles que estão entre os 5% com melhor resultado.

“O resultado é fruto de um trabalho coletivo de docentes, técnicos e discentes da Faculdade de Direito. Também de uma boa articulação com a Reitoria e demais instâncias da UERN. Essa avaliação positiva vai nos estimular a lutar todos os dias pela melhoria do curso cada vez mais, num compromisso pelo ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, destaca o professor Lauro Gurgel, diretor da Faculdade de Direito do Campus Central.

O professor Carlos Sérgio Gurgel da Silva, coordenador do Curso de Direito do Campus de Natal, também enaltece o papel da comunidade acadêmica no resultado e salienta o envolvimento de alunos, professores e técnicos em diferentes ações na Universidade.

“Recebemos com muita alegria e satisfação a notícia de que o Curso de Direito da UERN do Campus de Natal está entre os 5% melhores do país. Esse resultado é fruto de todo um trabalho que vem sendo construído em nosso curso, ao longo dos últimos anos, onde docentes, corpo técnico e discentes têm se envolvido em diversas ações acadêmicas, como projetos de ensino, pesquisa e extensão, além do acompanhamento do discente em projetos de monitoria e no desenvolvimento de estágios, obrigatórios e não obrigatórios, entre outros”, frisa o coordenador.

O professor ressalta ainda a importância concedida pelo curso a novos conceitos e discussões no campo do Direito, priorizando uma formação acadêmica que valoriza a técnica e os valores humanísticos.

“A ciência jurídica tem incorporado mudanças aos seus conceitos e ampliado a sua gama de especialização, o que tem permitido debates sobre novos direitos e sobre os reflexos de novas tecnologias no ensino jurídico e na atuação profissional do bacharel em Direito”, complementa.

Entenda a classificação do IAE

De todas as Instituições de Ensino Superior avaliadas, foram classificadas as 210 melhores com oferta de Cursos de Direito no país. As instituições com desempenho classificado entre os 5% superiores entre todos os cursos de direito do País recebem um selo com 5 estrelas. As com desempenho entre as 8% superiores, imediatamente abaixo das de 5 estrelas, recebem selo de 4 estrelas. O mesmo critério é aplicável para a outorga do selo com 3 estrelas, para as escolas entre as 10% superiores, imediatamente abaixo das de 4 estrelas.