Inclusão é destaque em colação de grau de turma de Direito

Nesta terça-feira, 17, participaram de colação de grau extraordinária 27 alunos do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em solenidade realizada no pátio da Reitoria. Na oportunidade, a turma decidiu prestar homenagem a um dos discentes: João Paulo Barbosa, graduando com deficiência visual.

“A pessoa que eu venho homenagear é um exemplo de perseverança. Eu poderia dizer que nós o apoiamos, mas eu sinto que era ele quem estava apoiando a todos nós. Ele é muito grande, maior do que tudo isso, maior do que esses cinco anos”, declarou o concluinte Daniel Romero da Escóssia Pinheiro, durante discurso de homenagem.

O nome escolhido para a turma foi o do colega com deficiência visual.

“A palavra mais correta é dizer obrigado. Obrigado à turma e obrigado aos professores, mas principalmente à turma, que, nesses cinco anos, esteve ao meu lado. E, se eu pude passar alguma experiência de vida, eu tenho certeza que eles me ensinaram essa ideia do humano que eles são”, declarou João Paulo.

Outras histórias também se destacaram, como a do concluinte Patrício Ferreira da Silva, natural da cidade de Almino Afonso e filho de agricultores. Segundo ele, “quando eu passei, foi uma coisa espetacular, eu consegui a ajuda de muitas pessoas para morar aqui. Então, hoje é uma satisfação imensa, imensa mesmo, uma emoção que eu não consigo descrever”.

Presidindo a solenidade, a vice-reitora da UERN, Fátima Raquel Rosado Morais, lembrou que a Universidade é uma das instituições que mais promovem inclusão no Brasil. “Podemos não ter as melhores estruturas para a inclusão, mas temos um coração imenso, tanto na perspectiva de acolher essa pessoa como na perspectiva de lutar por novas estruturas para tentarmos ser cada vez mais atuantes diante da inclusão”, concluiu.