Inclusão do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no calendário da Uern fortalece iniciativas voltadas a esse público

Celebrado mundialmente no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um significado especial também na Uern. Desde 2021 inserida no calendário oficial da Universidade, a data também simboliza o olhar atento e sensível adotado pela instituição acerca dessa temática, o qual se reflete em ações, estudos e projetos tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão.

“O fato de a Uern ter essa data no seu calendário oficial fortalece as ações voltadas para as pessoas com deficiência, até porque, se um professor quiser promover uma atividade específica, por exemplo, vai estar mais respaldado pra isso”, destaca o aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) e do Curso de Pedagogia Thiago Fernando de Queiroz.

Para Thiago, que desde seu ingresso na Uern é assistido pela Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain) por ter baixa visão, a Universidade se destaca entre outras instituições de ensino superior pelo acompanhamento a pessoas com deficiência.

“Já participei de um evento em uma universidade de outro estado onde, até eu começar a falar, sentia que era visto diferente, quase como um coitado. Aqui, é um sentimento diferente. Já visitei vários outros estados e vejo que a Uern é diferenciada nesse contexto”, conta o estudante.

“A Uern estimula muito não só a nossa participação na universidade, mas também a nossa inclusão, aqui e na sociedade”, ressalta a assistente social Camila Morais da Rocha, egressa do Poseduc.

Para Camila, que é cadeirante e egressa do Curso de Serviço Social da Uern, ainda há desafios a serem vencidos para ampliar as ações de inclusão, mas a Universidade tem avançado significativamente para esse fim. “Ainda estamos nesse processo, de garantia dos direitos, de mais inclusão. Mas a Uern é pioneira nesse quesito e tem avançado”, frisa.

Outra ação importante desenvolvida pela Universidade, aponta o egresso do Curso de Direito Samuel Carvalho Rebouças, é o incentivo para que as pessoas com deficiência também atuem diretamente na pesquisa. “E isso não como objetos de pesquisa, mas como autores e atores”, ressalta Samuel.

O egresso, que também tem baixa visão, ressalta que as ações que abrangem outros públicos além das pessoas com deficiência, como professores e intérpretes de Libras são outra iniciativa de grande relevância promovida pela Uern.

Certificação

Na manhã desta sexta-feira (2), em uma ação realizada em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Thiago, Camila e Samuel receberam seus certificados de participação na I Jornada Internacional Boliviana de Educação Inclusiva, realizada em julho deste ano na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

Durante o evento, os três apresentaram, por vídeoconferência, trabalhos que desenvolveram relacionados à temática da inclusão.

Também foram entregues os certificados dos participantes João Paulo Barbosa e Mariana Tertuliana da Silva. Eles foram representados pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, e pela intérprete Vanessa Leão, da Dain. Os certificados foram entregues pela professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da Dain.

Além do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Uern também tem instituído, em seu calendário oficial, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

“Essas são duas datas que trazem em seu interior as lutas das pessoas com deficiência, assim como as instituições, os centros, as associações que fazem esse trabalho de luta. E a Uern se corresponsabiliza por todas essas lutas, tendo ações inclusivas e includentes, sendo uma universidade socialmente referenciada. Com todas ações que desenvolve, na formação, nas parcerias institucionais, na internacionalização de políticas, a Uern, além de assumir a corresponsabilização, é protagonista nesse trabalho de inclusão”, ressalta a professora Ana Lúcia Aguiar.