...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inaugurado Museu da Cultura Sertaneja em Pau dos Ferros

Na manhã desta sexta-feira(15) foi inaugurado em Pau dos Ferros o Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).

O projeto, realizado em parceria com o Banco do Nordeste, recebeu doações de várias pessoas do Alto Oeste Potiguar. O equipamento conta com objetos típicos dos sertanejos e vários livretos de cordel.

O reitor Milton Marques de Medeiros comemorou a iniciativa do CAMEAM ao abrir a solenidade de inauguração destacou a importância de um museu. “Estamos resgatando a cultura do ontem com projeção para o amanhã. Este é um espaço para a ciência, para a arte e para cultura. Sem dúvida o museu terá um apelo muito forte para a sociedade”, declarou.

O diretor do Campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio afirmou que o Museu da Cultura Sertaneja é uma forma de resgate cultural da região. “Museu é a constituição da memória de um povo. O Museu da Cultura Sertaneja é o resgate do nosso povo refletindo um olhar para o futuro. Esse é um dos aspectos do projeto do CAMEAM para contribuir para a identidade de nossa região”, acrescentou.

O idealizador do museu foi o professor Ivanaldo dos Santos Filho. Ele lembrou que esse equipamento já constava no projeto inicial que trouxe a UERN para Pau dos Ferros. “Esse é o sonho inicial dos pioneiros da UERN. De certa forma isso está sendo realizado hoje. É um motivo de muita alegria para todos nós”, lembrou.

O gerente do Banco do Nordeste em Pau dos Ferros, Jurandir Santiago, destacou a importância da UERN nesse trabalho de resgate cultural lembrando que a instituição de ensino superior tem conquistado muitos recursos para projetos. “Temos um rigor muito grande em nossos editais e o projeto de Pau dos Ferros teve uma qualidade muito grande. A universidade está de parabéns porque além desse outros projetos também foram contemplados”, relatou.

O prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego disse que esse projeto pode ser desdobrar num complexo cultural a ser construído em parceria entre UERN e prefeitura. “Essa é uma conquista da cultura da nossa região”, elogiou.

CONFERÊNCIA

Ao final da solenidade foi realizada a conferência “O Museu: entre trabalhos da memória e da História” realizada pelo professor Ms Marcílio Lima Falcão. “A proposta desse museu é de fomentar o estudo da região e dar aos habitantes dessa cidade um enfoque ao passado”, acrescentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support