Inaugurado Museu da Cultura Sertaneja em Pau dos Ferros

Na manhã desta sexta-feira(15) foi inaugurado em Pau dos Ferros o Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).

O projeto, realizado em parceria com o Banco do Nordeste, recebeu doações de várias pessoas do Alto Oeste Potiguar. O equipamento conta com objetos típicos dos sertanejos e vários livretos de cordel.

O reitor Milton Marques de Medeiros comemorou a iniciativa do CAMEAM ao abrir a solenidade de inauguração destacou a importância de um museu. “Estamos resgatando a cultura do ontem com projeção para o amanhã. Este é um espaço para a ciência, para a arte e para cultura. Sem dúvida o museu terá um apelo muito forte para a sociedade”, declarou.

O diretor do Campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio afirmou que o Museu da Cultura Sertaneja é uma forma de resgate cultural da região. “Museu é a constituição da memória de um povo. O Museu da Cultura Sertaneja é o resgate do nosso povo refletindo um olhar para o futuro. Esse é um dos aspectos do projeto do CAMEAM para contribuir para a identidade de nossa região”, acrescentou.

O idealizador do museu foi o professor Ivanaldo dos Santos Filho. Ele lembrou que esse equipamento já constava no projeto inicial que trouxe a UERN para Pau dos Ferros. “Esse é o sonho inicial dos pioneiros da UERN. De certa forma isso está sendo realizado hoje. É um motivo de muita alegria para todos nós”, lembrou.

O gerente do Banco do Nordeste em Pau dos Ferros, Jurandir Santiago, destacou a importância da UERN nesse trabalho de resgate cultural lembrando que a instituição de ensino superior tem conquistado muitos recursos para projetos. “Temos um rigor muito grande em nossos editais e o projeto de Pau dos Ferros teve uma qualidade muito grande. A universidade está de parabéns porque além desse outros projetos também foram contemplados”, relatou.

O prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego disse que esse projeto pode ser desdobrar num complexo cultural a ser construído em parceria entre UERN e prefeitura. “Essa é uma conquista da cultura da nossa região”, elogiou.

CONFERÊNCIA

Ao final da solenidade foi realizada a conferência “O Museu: entre trabalhos da memória e da História” realizada pelo professor Ms Marcílio Lima Falcão. “A proposta desse museu é de fomentar o estudo da região e dar aos habitantes dessa cidade um enfoque ao passado”, acrescentou.