...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS E TERRITORIAIS OCORRERÁ DIA 14

Nesta quinta-feira (14/05) às 11h, no Campus Central da UERN será inaugurada a sala do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais (NESAT) que se constitui num grupo de pesquisa interdisciplinar, integrando pesquisadores de vários departamentos da Universidade: Gestão Ambiental, Geografia, Ciências Sociais e Economia, além de pesquisadores colaboradores de outras áreas e instituições.

A inauguração do NESAT oficializa o desenvolvimento das atividades do Projeto de Pesquisa “Mapa Social: desigualdade e território – FASE 2 (Mapa Social II), financiado pelo CNPq-PRONEX e FAPERN em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que vem sendo executado desde novembro passado e tem duração até 2011.

O projeto integra também a Rede Nacional Observatório das Metrópoles que é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e o Núcleo Região Metropolitana de Natal (RMNATAL/NAPP/UFRN).

A coordenação geral do Projeto é feita pela Profa. Dra. Maria do Livramento Miranda Clementino da UFRN e regionalmente, as coordenações na PUC-SP pela Profa. Dra. Lúcia Bógus e na UERN pela Profa. Ms. Zoraide Souza Pessoa e pelo Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio, ambos do Departamento de Gestão Ambiental. 

O Mapa Social – Fase 2, trata-se de um projeto de pesquisa e cooperação interinstitucional, que objetiva o desenvolvimento de estudos comparativos entre realidades urbanas diferentes como é o caso de Natal, São Paulo e Mossoró sob diversas perspectivas de estudo. O projeto envolve mais de 30 pesquisadores, mais de 20 alunos (pós-graduação e graduação) e 03 bolsistas de apoio técnico.

Através de recursos do projeto, foi possível estruturar na UERN o espaço físico de trabalho para o NESAT desenvolver as atividades do Mapa Social 2, com a aquisição de equipamentos, além de recursos para compra de material bibliográfico e de expediente.

Além da inauguração da sala do NESAT, será também realizado de 14 a 16 de maio, um curso de capacitação dos pesquisadores do NESAT no uso do Software SPSS ministrado pela Profa. Ms. Zoraide Souza Pessoa. O curso será restrito aos participantes do projeto, mais serão abertas 02 vagas para participantes externos interessados em participar do curso.

Para mais informações:
Contato com o Prof. Alfredo Grigio, Sala do NESAT, situada no Centro de Convivência do Campus Central-UERN, Departamento de Gestão Ambiental, ou pelo telefone 9908-7046.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support