...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

III Seminário de Ação Afirmativa Diversidade e Inclusão Social começa a ser organizado

Foi realidada a III Reunião Ampliada para a organização do III Seminário de Ação Afirmativa Diversidade e Inclusão Social que será promovido pela Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social CAADIS/UFERSA. O evento está previsto para os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2015.
A diretora de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), Profa Dra Ana Lúcia Oliveira Aguiar, integra a Coordenação Geral evento. “É importante salientar sobre a Parceria interinstitucional DAIN/UERN e CAADIS/UFERSA o reconhecimento da importância da cooperação entre as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais para melhorar as condições de vida e o bem estar de todos e todas, a preocupação de discutir, consolidar ações sobre as questões relativas à diversidade e inclusão trazendo-as ao centro das preocupações, reconhecer a necessidade de promover os direitos humanos de todas as pessoas, reconhecer os princípios e as diretrizes da política de acessibilidade”, disse a professora.
De acordo com a professora, a UERN com essa preocupação fundamenta seus esforços na busca pela autoformação, pela formação continuada, pela qualidade de suas atividades, pela troca de experiências e compartilhamento de estudos e pesquisa motivados pela verticalização de ações no mote da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. “As parcerias e a cooperação dentro do princípio do respeito à diversidade tem como objetivo aprofundar as discussões, aproximar profissionais e promover ações que busquem a consolidação da inclusão considerando a diversidade de saberes, de culturas, na trilha a diversidade fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade”, acrescenta.

Ana Lúcia explica que as parcerias e cooperação entre as instituições resultam em políticas voltadas para a diversidade e inclusão permitindo aprofundar a Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente e as Políticas e Gestão da Educação. “É urgente enfrentar esses desafios para o presente momento histórico marcado pelas transformações no campo do trabalho, pelos avanços nas novas tecnologias da informação e da comunicação como pela internacionalização de suas ações inclusivas”, frisa.

A professora destaca ainda a relevância da aprendizagem para a convivência pacífica e ressalta a consolidação das parcerias como um concreto caminho para o diálogo na região de fronteira entre as áreas do conhecimento e eliminação de preconceitos e discriminação.

Ainda relembra sobre o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação.

A profa Dra. Ady Canário de Souza Estevão, coordenadora de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social CAADIS/UFERSA, também enaltece a paceria. “Quero agradecer e ressaltar a importância da parceria com a DAIN/UERN e as demais instituições parceiras, em somar esforços institucionais para avançarmos as ações de inclusão no âmbito de Mossoró e região semiárida”. Frisa, ainda, que “precisamos desse diálogo permanente, trocas e experiências”, disse.

Ao final da III Reunião Ampliada ficou combinada a continuidade dos encontros com objetivo da realização, em dezembro, do Seminário.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support