III Semana de Humanidades propõe discussão sobre a Formação do Sujeito

O mundo contemporâneo passa por múltiplas crises: social, política, econômica. Pensar como tem se dado a formação do sujeito em meio a esse cenário de dificuldades e incertezas é um dos objetivos da III Semana de Humanidades, cujo tema central é “A Formação do Sujeito em um Mundo em Crise”.

O evento vai congregar uma série de atividades, como conferência, mesas-redondas, minicursos, oficinas e encontros (de estágio, iniciação científica, extensão, pesquisa) na perspectiva da promoção de diálogos diversos e debates oportunos sobre a formação do sujeito societal em um mundo que se reconfigura em meio a múltiplas e simultâneas crises.

“A Semana de Humanidades foi criada para discutir questões científicas atuais, com foco na realidade em que elas acontecem e que implicações tem na vida das pessoas e nas relações que estas estabelecem entre si”, analisa o professor Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN), unidade acadêmica responsável pelo evento.

Ailton argumenta que discutir as crises, analisando a situação do sujeito e, em especial, como se tem erigido as propostas de sua formação, é um chamado que a Semana de Humanidades faz para que pensemos a nossa própria condição de ser. Como aponta o texto de apresentação da semana, “pensar e repensar essa realidade exige esforços práticos e cognitivos na articulação entre os diversos saberes e disciplinas que formam as Ciências Sociais e Humanas”.

A III Semana de Humanidades será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, e 1 e 2 de dezembro, no Campus Central. A conferência de abertura, sobre o tema central, ocorrerá no auditório da FAFIC, a partir das 19h.

Para quem deseja propor Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos, uma nova chance foi ofertada, pois o prazo foi estendido até a próxima sexta-feira, 19 de agosto.

Poderão propor GT’s até dois profissionais vinculados a instituições de ensino superior. Cada GT terá o máximo de 14 (quatorze) comunicações, sendo 07 (sete) apresentações por sessão. A proposição deve atender aos seguintes requisitos:

a) Titulação e vinculação institucional do(s) coordenador(es);
b) E-mail e fones para contato;
c) Ementa: título, resumo (até 900 caracteres, com espaço, aproximadamente 10 linhas) contendo os objetivos, justificativas e relevância da proposta.
Poderão propor oficinas e minicursos até três docentes e/ou discentes vinculados a instituições de ensino superior. As oficinas e minicursos terão duração de 9 horas e contarão com o número máximo de 20 vagas.

Já as propostas de oficinas e minicursos devem conter:

a) Titulação e vinculação institucional do(s) ministrantes
b) E-mail e fones para contato;
c) Público alvo;
d) Recursos a serem utilizados;
e) Ementa: título e resumo (até 900 caracteres, com espaço, aproximadamente 10 linhas) contendo os objetivos, justificativas e relevância da proposta.
A inscrição tem valores de R$ 40,00 para profissionais, R$ 20,00 para estudantes e R$ 10,00 para participação em minicurso e oficina. O pagamento da inscrição deverá ser feito via depósito bancário identificado, na boca do caixa (não serão aceitos comprovantes de depósitos feitos em caixas eletrônicos); ou rtansferência bancária identificada, no Banco do Brasil, Agência: 8636-3, Conta: 110.811-5 (poupança), Variação: 51, em nome de Ailton Siqueira de Sousa Fonseca.

Os comprovantes de pagamento, requisito de confirmação da inscrição, devem ser enviados para os emails: semanadehumanidadesuern@gmail.com e/ou humanidadesuern2016@gmail.com. As propostas de Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos também podem ser enviadas por um desses e-mails, ou ainda pelo sitewww.semanadehumanidadesuern.com.br.

Texto: Márcio Alexandre – secretário da FAFIC