Foi aberta ontem, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), a III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A solenidade contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que proferiu a palestra “Luz, Ciência e Vida”. Ela também comentou a respeito da importância de um evento desses numa cidade do interior do Nordeste. “É com muita alegria e coração exultante um evento como esse com um número grande de trabalhos apresentados. É isso que torna o Brasil o que ele é. O sucesso da pesquisa e pós-graduação é que ela está espalhada em todo território nacional”, analisou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. João Maria Soares, explicou que a presença da professora Helena Nader na abertura da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação mostra a força do evento. “Esse é um evento que reúne uma gama de outras atividades em que destaco a palestra da professora Helena Nader que colabora com o nosso programa de bioquímica e biologia molecular”, declarou.

Wogelsanger Pereira, Assessor de Convênios da UERN, destacou a relação da professora Helena Nader com a UERN. “A gente vê esse momento com muita satisfação. Receber a professora Helena, que tem um enorme legado quanto a sua contribuição no desenvolvimento científico  do nosso país. E para a Uern foi decisiva em colaborar com a criação do Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular, possibilitando a implantação do primeiro doutorado da Uern”, acrescentou.

O professor Lima Júnior, chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnlógica, destacou a semana como um momento único, por juntar de doutores a inventores amadores. “Nós temos também a presença de empresários invetores e um professor de Física, de Currais Novos, que criou equipamentos que beneficiam pessoas com necessidades especiais com material reciclável”, destacou.

A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor Aldo Gondim, que viu na III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação mais uma demosntração de superação da UERN. “A gente vê um evento desse com bons olhos e muita satisfação, com um evento desses sendo realizado no meio de uma greve com mais de 150 dias. Uma semana dessas com seis eventos paralelos e extremamente significativos”, avaliou.

A III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação segue até amanhã, quando serão realizadas a premiação do XI Salão de Iniciação Científica da UERN e o III Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS. O evento ainda conta com o V Encontro de Iniciação Científica do Centro de Oncologia de Mossoró, IV Encontro de Pós-graduação da UERN, I Mostra de Inovação da UERN e III Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da UERN.