...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Foi aberta ontem, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), a III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A solenidade contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que proferiu a palestra “Luz, Ciência e Vida”. Ela também comentou a respeito da importância de um evento desses numa cidade do interior do Nordeste. “É com muita alegria e coração exultante um evento como esse com um número grande de trabalhos apresentados. É isso que torna o Brasil o que ele é. O sucesso da pesquisa e pós-graduação é que ela está espalhada em todo território nacional”, analisou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. João Maria Soares, explicou que a presença da professora Helena Nader na abertura da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação mostra a força do evento. “Esse é um evento que reúne uma gama de outras atividades em que destaco a palestra da professora Helena Nader que colabora com o nosso programa de bioquímica e biologia molecular”, declarou.

Wogelsanger Pereira, Assessor de Convênios da UERN, destacou a relação da professora Helena Nader com a UERN. “A gente vê esse momento com muita satisfação. Receber a professora Helena, que tem um enorme legado quanto a sua contribuição no desenvolvimento científico  do nosso país. E para a Uern foi decisiva em colaborar com a criação do Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular, possibilitando a implantação do primeiro doutorado da Uern”, acrescentou.

O professor Lima Júnior, chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnlógica, destacou a semana como um momento único, por juntar de doutores a inventores amadores. “Nós temos também a presença de empresários invetores e um professor de Física, de Currais Novos, que criou equipamentos que beneficiam pessoas com necessidades especiais com material reciclável”, destacou.

A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor Aldo Gondim, que viu na III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação mais uma demosntração de superação da UERN. “A gente vê um evento desse com bons olhos e muita satisfação, com um evento desses sendo realizado no meio de uma greve com mais de 150 dias. Uma semana dessas com seis eventos paralelos e extremamente significativos”, avaliou.

A III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação segue até amanhã, quando serão realizadas a premiação do XI Salão de Iniciação Científica da UERN e o III Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS. O evento ainda conta com o V Encontro de Iniciação Científica do Centro de Oncologia de Mossoró, IV Encontro de Pós-graduação da UERN, I Mostra de Inovação da UERN e III Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support