III CONGRESSO GESTÃO DE PESSOAS ACONTECE DE 10 A 12 DE SETEMBRO NO HOTEL THERMAS

Inteligência emocional, competência e inovações. As ferramentas apontadas como essenciais para um bom relacionamento no ambiente de trabalho podem ser o diferencial de um profissional de sucesso. Essas discussões estarão em pauta durante o III Congresso Gestão de Pessoas de Mossoró – CONGEPEM – realizado pela UERN, em parceria com a Ufersa, UnP e Conselho Regional de Administração (CRA).

O III CONGEPEM será aberto nesta quinta-feira, dia 10 de setembro e segue até sábado, com o tema  “Competências e Inovações na Gestão com Pessoas”.  A entrega das credenciais será iniciada às 18h e a abertura oficial acontecerá às 19h, no Hotel Thermas, em seguida será ministrada a palestra da Profa Ms. Maria Rita Gramigna.

Serão realizados minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos orais e painéis. A presidente da Comissão Organizadora do Congepem, Rejane Costa, conta que até a manhã desta quinta-feira, dia 10 de setembro, haviam sido inscritas 580 pessoas. O limite é de 600 vagas. “Estamos finalizando as inscrições”, destacou Rejane.

Foram aprovados 54 artigos científicos para apresentação oral, além de 19 trabalhos que serão expostos em formato de banner. Todos os palestrantes estão confirmados. A única alteração na programação foi a substituição do instrutor do minicurso Gestão de Capital Humano, que agora será ministrado pelo professor Demétrius de Oliveira Marques.

A palestra de encerramento, no sábado, contará com a presença de Mônica Simionato, graduada em Antropologia pela Universidade de Turim, na Itália, e mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade R. Schuman de Strasbourg, na França. Em seu vasto currículo, que inclui treinamento dos agentes da CIA (Central de Inteligência Americana), Mônica Simionato é especializada em Gestão da Raiva, cuja teoria foi utilizada no filme ‘Tratamento de Choque’, estrelado por Jack Nicholson e Adam Sandler, do qual foi consultora Científica. A palestra de Mônica encerrará a programação do III Congepem e terá como tema “Competências emocionais no trabalho: o diferencial competitivo de um profissional de sucesso”.

Workshop enfatizará o Ensino à Distância

Um workshop sobre Ensino à Distância, que será ministrado sábado, dia 12, na UnP,  pelo professor João José Saraiva da Fonseca, doutor em Educação pela UFRN, será direcionado aos professores.  De acordo com o Dr. João Saraiva, a  utilização as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e da Educação a Distância (EAD) na gestão da auto-aprendizagem ao longo de toda a vida, é uma exigência que a sociedade atual impõe a todo o cidadão.
“Quando nos referimos a cidadãos que exercem a função de professor, internalizar a obrigatoriedade da utilização das Novas Tecnologias e da Educação à Distância adquire particular relevância no âmbito da formação permanente e no processo de ensinar. Simultaneamente, estamos caminhando e formando pessoas para um mundo a descobrir. Estamos tateando novos rumos para um mundo que desejamos ter o direito de sonhar coletivamente. Nesse caminho urge fomentar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação e da educação a distância, em metodologias de ensino centradas no aluno. Que apelem à sua participação ativa individual e em grupo na resolução de problemas. Desse modo estamos potenciando um futuro diferente, em que todas as utopias se concretizem”, defende o professor.

10.09.09 (QUINTA-FEIRA)
Credenciamento do Congresso: 18h
Apresentação cultural: 18h50
Abertura Oficial:19h
Palestra Magna: 19h30 às 22h- Profa Ms. Maria Rita Gramigna. – Tema: “Inovações e competências na Gestão com Pessoas”.

11.09.09 (SEXTA-FEIRA)
Universidade Potiguar – UNP
Workshop: (Inovação)
8h às 12h e de 13h às 17h
Prof. Ms. José Sueldo Câmara Ferreira. Tema: “Gestão da Inovação – Inovar para Competir”
Credenciamento dos minicursos: 7h30

Minicursos: 8h às 12he de 13h às 17h
1.Profa. Dra. Antonia da Silva Solino – Tema: “Gestão de Pessoas por Competências”
2.Profa. Ms. Edna Leite Dias – Tema: ” Novas Competências Emocionais no Trabalho”
3.Prof. Ms. Jassio Pereira de Medeiros Tema: “Gestão de Conflito nas Organizações”
Apresentação oral dos trabalhos científicos: 9h às 12h e das 14h às 17h
Apresentação dos painéis:15h às 17h.
Hotel Thermas & Resort
Apresentação cultural: 18h30.
Palestra: 19h às 22h-Prof. Rogério Leme – Tema: “O Novo Conceito em Seleção por Competências”

12.09.09 (SÁBADO)
Universidade Potiguar – UNP
Workshop: (Educação  a Distância – EAD)
8h às 12h e de 13h às 17h
1.Prof. Dr. João José Saraiva da Fonseca – Tema: “Competências e Inovações no Trabalho com Novas Tecnologias na EAD”.

Minicursos: 8h às 12h e de 13h às 17h
1.Prof. Dr. José Arimatés de Oliveira e equipe – Tema: “Gestão de Pessoas Através da Auditoria do Sistema Humano”.
2.Prof. Demétrius de Oliveira Marques – Tema: “Gestão de Capital Humano para Organizações que Aprendem”.
3.Prof. Esp. Rafael Demétrius Rodrigues Sousa. – Tema: “Consultoria Empresarial de Recursos Humanos”
Apresentação oral dos trabalhos científicos: 9h às 12h e das 14h às 17h
Apresentação dos painéis:15h às 17h.

Hotel Thermas & Resort
Apresentação cultural: 18:30min.
Palestra: 19h40 às 21h30- Profa. Mônica Simionato – Tema: “Competências Emocionais no Trabalho: O Diferencial Competitivo de um Profissional de Sucesso”.
Encerramento: 22h

Por: Iuska Freire – Agecom/UERN