II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais tem início com palestra sobre restauração ecológica

O II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) teve início na manhã desta segunda-feira (23), com a palestra “Restauração ecológica do Brasil hoje, como possível estratégia de geração de trabalho e renda, além da regularização ambiental”, proferida pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Com o objetivo principal de divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no programa, além de fomentar o diálogo entre pesquisadores com a finalidade de realizar novas parcerias, o evento é realizado de forma on-line e se estende até o dia 24, contando com palestras e sessões de apresentações orais dos alunos, coordenadas por egressos do programa.

Durante a abertura do evento, o professor Kleberson Porpino, assessor do Departamento de Pós-Graduação da Uern, ressaltou a relevância do simpósio para os alunos da pós-graduação diante da possibilidade de interação com outros estudantes e profissionais. Esse contato, salientou, beneficia tanto os alunos que estão começando o curso quanto aqueles que já estão se preparando para defender seus trabalhos.

Por sua vez, o professor Vinícius Caldeira, coordenador do PPGCN, destacou o ótimo resultado apresentado na primeira edição do evento, em 2019, e os depoimentos positivos de seus participantes.

“Muitos alunos falaram que o simpósio tem um papel de pré-qualificação, por conta dos debates sobre os trabalhos. Outros também disseram que o evento representa um passo à frente no aprendizado para a escrita da dissertação e de artigos acadêmicos”, frisou o professor.

Durante a palestra de abertura, o professor Ricardo Rodrigues abordou uma série de aspectos relacionados à restauração ecológica, como planejamento agrícola e ambiental, o código florestal brasileiro, degradação ambiental e estratégias de restauração.

A palestra completa pode ser acessada no canal da Uern no YouTube.

Confira a programação completa AQUI