II Semaped é aberto com palestra de professora da UERJ

Foi aberto ontem à noite o II Seminário de Avaliação dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SEMAPED/UERN), cujo ponto alto foi a palestra da professora Rita de Cássia Fragella, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Diretora da Faculdade de Educação (FE) da UERN, a professora Meire Ester explica que este evento é fundamental para a renovação do reconhecimento do curso, além da necessidade de se preparar para as mudanças em curso na área da educação. “É muito importante esse momento, principalmente no contexto atual, porque temos agora algumas políticas que trazem implicações para a formação docente. Da mesma forma que está sendo repensada a Base Nacional para a Educação Básica está também em curso a Base Nacional para o curso de Pedagogia e a formação de professores. Essas discussões são extremamente necessárias”, frisou.

O II Semaped foi organizado pela professora Márcia Betânia, que destacou a necessidade de realizar discussões para melhorar a qualidade do curso de Pedagogia da UERN e de outras universidades. “Estamos na segunda versão com a proposta de avaliar os cursos de Pedagogia. No primeiro ano que fizemos fechamos exatamente com o curso da UERN. Esse ano conseguimos aprovar um projeto financiado pelo CNPq, o Projeto Arte, e abrimos para os cursos de Pedagogia de uma maneira geral, debatendo a ideia de reformulação curricular”, declarou.

Estão sendo realizadas várias atividades em grupos de discussão e atualização curricular com as temáticas propostas sobre os estágios e atividades formativas.

Segundo a palestrante da noite, Rita Frangella: “É fundamental a gente pensar a formação numa dimensão ampla, senão a gente reduz a própria ideia de formação do professor como transmissor de conhecimento. É preciso fazer do professor um produtor de conhecimento”, acrescentou.