II Mostra de Produção Científica do Curso de Biologia será realizada na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 27, será realizada a II Mostra de Produção Científica do Curso de Biologia da UERN. A programação será realizada das 8h às 11h, nas salas 1 e 2 do bloco de Bilogia, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica os estudos que vêm sendo desenvolvidos no Departamento de Ciências Biológicas. Os trabalhos científicos compreendem uma relevante porção de subáreas das Ciências Biológicas como Botânica, Ecologia, Etnobotânica, Paleontologia, Saúde Alimentar, Zoologia, além de tópicos transdisciplinares como Métodos de análise de captura animal, Metodologia Científica e de atuação do profissional biólogo.

Organizada pelo Prof. Dr. Carlos Alencar e Profª. Dra. Dayseanne Falcão, a mostra conta com a participação dos discentes das disciplinas de Introdução aos Métodos e Princípios da Ciência (bacharelado) e Organização das Atividades Acadêmico-Científicas (licenciatura). Carlos Alencar enfatiza que o evento é de sima importância para disseminar o conhecimento científico produzido na academia.

“A ciência está pautada em quase todo aspecto de nossa vida, desde o smartfone até a construção de nossas obras de engenharia. Isso não é diferente na área da biologia. Todos os processos, fenômenos e sistemas biológicos são compreendidos dentro da esfera do método científico, do fazer ciência. Portanto, a Mostra de Produção Científica tem o objetivo de aproximar o processo e entendimento científico aos alunos das Ciências Biológicas”, declara o professor.

Todos os trabalhos que estarão na Mostra foram feitos pelos alunos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas nos períodos iniciais do curso com orientação de professores do Departamento de Ciências Biológicas (DECB/UERN). “Assim, a Mostra cumpre papéis estratégicos para os discentes do curso de Biologia: sensibilização aos conceitos e processos científicos, entendimento do método científico, diálogo com os saberes tradicionais e construção do perfil do profissional biólogo. Trata-se de uma iniciativa para vivência e experiência sobre ciência e biologia”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.