II JORNADA DE ESTUDOS TURÍSTICOS DA UERN ABORDA A POLÍTICA E GESTÃO DO TURISMO

Com o objetivo de promover discussão sobre as diversas formas de desenvolvimento do turismo da região litorânea, alunos do quarto período e professores do curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) organizam a II Jornada de Estudos Turísticos.

O evento será realizado nos dias 15 e 16 de julho de 2010, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), e terá como tema central a “Política e Gestão do Turismo: abordagem socioambiental e cultural no Nordeste brasileiro”. A Jornada será destinada aos alunos de Turismo (Mossoró, Areia Branca e Natal) e cursos afins, além de profissionais da área, tais como funcionários de empresas públicas, agências de viagens, hotéis, restaurantes, entre outros interessados.

Dentro da programação haverá mesas redondas e mini-cursos com sub-temas variados, relacionados à área. A Jornada pretende integrar, num mesmo espaço de discussão, alunos do curso de Turismo do Núcleo de Areia Branca, campus central de Mossoró e Campus de Natal.

Na ocasião também será lançado o livro “Política de Turismo e Desenvolvimento – Reflexões Gerais e Experiências Locais” organizado pelos professores, Michele de Sousa e Jean Henrique Costa, do Departamento de Turismo da UERN, e que conta com 12 artigos de 17 autores, dentre eles os professores doutores Rita de Cássia Ariza da Cruz, da Universidade de São Paulo (USP); Christian Dennys Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Maria Aparecida Pontes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Ressaltamos a importância do evento para a comunidade acadêmica e a formação dos alunos, pois discute questões pertinentes ao desenvolvimento do turismo e o potencial da região, além da troca de saberes no encontro de profissionais de diversas Instituições de Ensino Superior como a UFC, UNP, UNIFOR e UERN”, destaca a professora coordenadora Raimunda Maria Marques.

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 15/07/2010
19h30: Abertura
19h45: Mesa Redonda – Políticas de Regionalização do Turismo;
20h30: Mesa Redonda – O turismo e as relações sociais nas comunidades pesqueiras.
– Local: Auditório da FAFIC

Dia: 16/07/2010
08h às 12h e 14h às 17h – Seis mini-cursos com temas relacionados ao turismo.
19h30 – Palestra de encerramento,
20h40 – Lançamento do livro – (Título citado acima)
Local: Campus Central – UERN
Auditório – FAFIC