I Seminário Interno e Externo de Pesquisa do PROFLETRAS será realizado sexta-feira, em Pau dos Ferros

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade do Campus de Pau dos Ferros, em parceira com as unidades do Profletras dos Campi de Assu e Mossoró, promove o I Seminário Interno e Externo de Pesquisa – I SIEP/PROFLETRAS, que será realizado nesta sexta-feira, 30 de maio, na sede do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros.

O objetivo é socializar as pesquisas (Projetos/Planos de intervenção) dos mestrandos das três unidades do PROFLETRAS. O evento, que terá como tema “O desenho da pesquisa: do projeto ao plano de intervenção”, conta com o apoio da direção do CAMEAM e do Departamento de Letras Vernáculas – DLV.

Os organizadores informam que se trata de um evento itinerante que tem como público-alvo os docentes e discentes das unidades do PROFLETRAS/UERN. Além de Pau dos Ferros, o SIEP/PROFLETRAS será levado também aos Campi de Assu e Mossoró.

O evento foi organizado em dois momentos: o primeiro foi o Seminário Interno, ocorrido no dia 23 de maio, na sede de cada Programa, com encontro de orientadores e orientandos, visando a orientação para o segundo momento que será realizado neste dia 30 de maio, culminando com a palestra “Problematizar a pesquisa”, tendo como ministrante o Prof. Dr. Constantin Xypas (Docente do ProfLetras CAMEAM/UERN).

O Seminário contará com Grupos de Trabalhos (GTs), vinculados às duas Linhas de pesquisa dos três cursos, para apresentação das propostas de investigação dos mestrandos e avaliação pelos docentes dos três cursos, finalizando com a plenária final para relato dos GTs por coordenadores e mestrandos de cada Unidade, bem como a escolha da nova sede.

Nessa primeira edição do SIEP estão inscritos 50 mestrandos, sendo 10 matriculados em Assu, 15 da unidade de Mossoró e 27 de Pau dos Ferros. Como avaliadores, o evento conta com 15 doutores, sendo 04 vinculados à Unidade de Assu, 03 ao Campus de Mossoró e 08 da Unidade de Pau dos Ferros.

PROFLETRAS – O Mestrado Profissional em Letras tem como objetivo formar professores que atuam no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, assim o I SIEP vem fortalecer as pesquisas em desenvolvimento nos espaços de atuação desses docentes, bem como contribuir para a melhoria do trabalho de profissionais que passarão pelo processo de qualificação em julho próximo e posterior defesas.

O Programa funciona em rede nacional, sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na UERN são ofertados três Cursos. Nessa primeira turma, no Campus de Assu, são 10 mestrandos matriculados, coordenados pela Profa. Dra Cássia de Fátima Matos dos Santos; no Campus Central, em Mossoró, são 20 mestrandos, coordenado pelo Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; e no Campus de Pau dos Ferros são 29 mestrandos, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, também, coordenadora da primeira edição do SIEP.

Mais informações:
Fone: (84) 3351 – 2560 – Fax: (84) 3351 – 3909