...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I Mostra de Inovação apresentou projetos que unem tecnologia e empreendedorismo

Estudantes do Ensino Médio, universitários, doutores e pesquisadores de indústrias locais reunidos no mesmo local. Em comum, o espírito empreendedor e a criatividade. A I Mostra de Inovação da UERN, inserida na programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi realizada na quarta-feira (21).

Participaram treze expositores, dentre os quais quatro professores da UERN com registro de patentes. O chefe do departamento de Inovação e Empreendedorismo, prof. Lima Jr. explica que a intenção é expandir a Mostra para a próxima edição, em 2016. “Tivemos projetos premiados nacionalmente, de professores do Ensino Médio com seus alunos, com destaque para dois projetos da Escola Estadual Aída Ramalho e um projeto da Escola Estadual Tristão de Barros, de Currais Novos. Esses projetos mostram que, se você trabalha ciência de base, tem criatividade e vontade, você consegue fazer inovação até com sucata”, afirmou Lima Jr.

Um dos projetos da Escola Estadual Aída Ramalho ganhou projeção nacional e foi apresentado até em Londres. As estudantes Bárbara Amorim, Ana Leonísia e Luana Carla apresentaram na UERN o projeto que transforma o papel kraft, de sacos de cimento, em tijolos ecológicos. “A gente se sente muito incentivada a estudar cada vez mais, para num futuro próximo estar aqui como universitárias”, afirmou a estudante Ana Leonísia. O outro projeto da Escola Aída Ramalho desenvolveu uma rede social educacional chamada The Book.

O professor Lima Jr. destaca a presença de representantes da Indústria local na Mostra. O engenheiro José Nilo, da Engepetrol, trouxe exemplos de inovação criadas em sua empresa.

Outro projeto que chamou atenção foi o do professor Ivanês Oliveira Alexandrino, de Currais Novos, que desenvolveu o projeto “Laborasucamecatron”, que utiliza sucata, conhecimentos em mecânica e eletrônica para desenvolvimento de ferramentas que facilitam a inclusão de pessoas com deficiências.

Professor Ivanês, de Currais Novos.

O professor Dr. Carlos Henrique Catunda Pinto apresentou o projeto do copo biodegradável e comestível produzido com algas marinhas, de autoria de sua esposa, Ana Clea, doutoranda da UFRN. Também é do professor Catunda o projeto do copo biodegradável produzido com o bagaço do caju. “Também registramos outras duas patentes, um dos projetos é de impermeabilização de superfícies, o outro é um amostrador passivo de poluentes atmosféricos”, explicou o professor Catunda.

SERPRO – Visitando a feira, um dos assessores do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Paulo Mendonça Júnior, falou sobre a proposta de parceria com a UERN, voltada à Tecnologia da Informação. “Essa é a segunda aproximação com a UERN. A Serpro está vindo ratificar a proposta de aproximação com a Universidade. Pretendemos apresentar ferramentas de software livre que podem ser utilizadas pela Universidade, principalmente na área de Comunicação”, afirmou Paulo Mendonça.

Empreendedorismo e Inovação – O Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN trabalha também em outra linha de atuação: revelar talentos. O objetivo é identificar na comunidade alunos com perfil empreendedor e com conhecimento acadêmico para elaborar negócios.  A UERN oferece apoio e estrutura física para essas empresas funcionarem de forma incubada.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support