I Jornada Intérpretes do Brasil realizada na UNICAMP tem participação de professor de História da UERN

O professor Francisco Fabiano Mendes, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN), compôs hoje a mesa de debate “Graciliano Ramos Intérprete do Brasil”, dentro da programação da I Jornada Intérpretes do Brasil, realizada por meio da parceria entre o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), o Instituto de Economia (IE-UNICAMP) e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP).

O evento acontece em comemoração aos 60 anos de criação da SUDENE. E é realizado em dois dias, 16 e 17 de maio, no auditório do Instituto de Economia da Unicamp, em Campinas/SP, com o tema “Do Nordeste para o Brasil: Graciliano Ramos, Josué de Castro e Celso Furtado”.

De acordo com a comissão organizadora, “ao iluminar a obra desses três grandes intelectuais brasileiros, sob lentes interdisciplinares, procuraremos chegar a novas formas de pensar o Brasil contemporâneo. Outras jornadas virão, com novos temas e pensadores brasileiros.”

A mesa de debates sobre Graciliano Ramos será coordenada por Elisabete Ribas (IEB-USP) e terá como palestrantes: Francisco Fabiano de Freitas Mendes (UERN), Luiz Bueno (UFPR), Thiago Mio Salla (ECA/USP). “Estou feliz por ter sido lembrado e por poder representar a UERN nesse evento sobre três de nossos maiores pensadores e repleto de pesquisadores de alto nível nas áreas de economia, geografia, direito, história e literatura. E por levar o nome do Departamento de História da UERN de Mossoró para um evento desse porte”, afirmou o professor.

Fabiano Mendes é pesquisador da área de intérpretes do Brasil e teve sua tese defendida na USP com esse mesmo tema.