I JORNADA DO ENSINO RELIGIOSO É ABERTA EM NATAL

Hoje (19) pela manhã foi aberta a I Jornada do Ensino Religioso – O Profissional e a Prática Pedagógica, no Prédio do ITEPAN (Av. Junqueira Aires 390, Cidade Alta), onde funciona o curso de Ciência da Religião do Campus da Uern em Natal.

Participaram da abertura do evento a diretora do CaN, profa. Ana Lúcia Dantas; a coordenadora pedagógica do curso de Ciência da Religião, Maria Augusta Souza Torres; a coordenadora municipal de Ensino Religioso, Maria do Socorro Oliveira, e sra. Normalice Ataíde, representando a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), que apoiou o evento, através de seu Programa de Popularização e Difusão da Ciência, no qual foi contemplado em edital o Projeto Conhecendo o Ensino Religioso em sua Perspectiva não Proselitista e Interdisciplinar, do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômeno Religioso, do curso de Ciência da Religião do CaN.

Também formaram a mesa de abertura da Jornada as professoras Araceli Sobreira Benevides, representando o Grupo de Pesquisa, e a professora Irene de Araújo van den Berg Silva, coordenadora do evento.

A palestra de abertura teve como tema “Reflexões sobre o Ensino Religioso no Brasil Contemporâneo”, ministrada pelo Prof. Emerson Giumbelli (UFRJ) e medida pelo Prof. Genaro Camboim (UERN).

Entre 2007 e 2008, o prof. Emerson Giumbelli realizou a pesquisa ‘Mapeamento do Ensino Religioso no Brasil: definições normativas e conteúdos curriculares’, cujo objetivo era mapear a situação do ensino religioso em escolas públicas em 12 Estados brasileiros, com base nas normatizações pertinentes e considerando as ações do Estado e as mobilizações da sociedade civil. O professor visitou as capitais dos Estados incluídos na pesquisa, para entrevistar e coletar documentações.

Apesar do Rio Grande do Norte não ter participado da pesquisa, segundo relatos do professor, a situação do Ensino Religioso aqui parece ser semelhante a dos Estados mapeados, com gritante falta de professores com a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Tal situação no RN foi alvo de pesquisa da profa. Araceli Sobreira Benevides, que apresentará as conclusões de seu trabalho, logo mais às 14h, dando continuidade à Jornada, com a mesa redonda ‘Quem é o professor do Ensino Religioso?: perspectivas da formação’. Confira abaixo o que mais está programado para o evento, ao longo do dia de hoje.

14h – Mesa Redonda
Quem é o professor do Ensino Religioso?: perspectivas da formação
Profª. Araceli Sobreira Benevides (UERN)
Profª. Maria Augusta Souza Torres (UERN/SEEC)
Profª. Josineide Silveira (UERN)

17h – Sessão de pôsteres

19h30 – Mesa Redonda
O fenômeno religioso à luz da interdisciplinaridade
Prof. Orivaldo Pimentel  Lopes Júnior (UFRN)
Prof. Rodson Ricardo Sousa do Nascimento (UERN)
Prof. João Bosco Filho (UERN)

SOBRE O EVENTO

A I Jornada do Ensino Religioso é uma interface do projeto Conhecendo o Ensino Religioso em sua Perspectiva Não Proselitista e Interdisciplinar,  iniciativa do Grupo de Pesquisa  Educação, Cultura e Fenômeno Religioso em parceria com o curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC.

A intenção do projeto é proporcionar à comunidade escolar e acadêmica  ações que colaborem para o conhecimento das diretrizes legais e curriculares do Ensino Religioso, além de fomentar o debate acerca de estratégias e pesquisas que contribuam para a efetivação de uma proposta pedagógica crítica e fenomenológica do componente  Ensino Religioso na educação básica.

Destinada a professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados, a Jornada constará de um conjunto de atividades que visam congregar a comunidade escolar e acadêmica sob a temática “o profissional e a prática pedagógica”.  O evento objetiva, assim, promover um espaço para reflexão, debates e socialização de produções e abordagens que gravitam em torno do Ensino Religioso e das Ciências da Religião.