...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I JORNADA DO ENSINO RELIGIOSO É ABERTA EM NATAL

Hoje (19) pela manhã foi aberta a I Jornada do Ensino Religioso – O Profissional e a Prática Pedagógica, no Prédio do ITEPAN (Av. Junqueira Aires 390, Cidade Alta), onde funciona o curso de Ciência da Religião do Campus da Uern em Natal.

Participaram da abertura do evento a diretora do CaN, profa. Ana Lúcia Dantas; a coordenadora pedagógica do curso de Ciência da Religião, Maria Augusta Souza Torres; a coordenadora municipal de Ensino Religioso, Maria do Socorro Oliveira, e sra. Normalice Ataíde, representando a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), que apoiou o evento, através de seu Programa de Popularização e Difusão da Ciência, no qual foi contemplado em edital o Projeto Conhecendo o Ensino Religioso em sua Perspectiva não Proselitista e Interdisciplinar, do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômeno Religioso, do curso de Ciência da Religião do CaN.

Também formaram a mesa de abertura da Jornada as professoras Araceli Sobreira Benevides, representando o Grupo de Pesquisa, e a professora Irene de Araújo van den Berg Silva, coordenadora do evento.

A palestra de abertura teve como tema “Reflexões sobre o Ensino Religioso no Brasil Contemporâneo”, ministrada pelo Prof. Emerson Giumbelli (UFRJ) e medida pelo Prof. Genaro Camboim (UERN).

Entre 2007 e 2008, o prof. Emerson Giumbelli realizou a pesquisa ‘Mapeamento do Ensino Religioso no Brasil: definições normativas e conteúdos curriculares’, cujo objetivo era mapear a situação do ensino religioso em escolas públicas em 12 Estados brasileiros, com base nas normatizações pertinentes e considerando as ações do Estado e as mobilizações da sociedade civil. O professor visitou as capitais dos Estados incluídos na pesquisa, para entrevistar e coletar documentações.

Apesar do Rio Grande do Norte não ter participado da pesquisa, segundo relatos do professor, a situação do Ensino Religioso aqui parece ser semelhante a dos Estados mapeados, com gritante falta de professores com a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Tal situação no RN foi alvo de pesquisa da profa. Araceli Sobreira Benevides, que apresentará as conclusões de seu trabalho, logo mais às 14h, dando continuidade à Jornada, com a mesa redonda ‘Quem é o professor do Ensino Religioso?: perspectivas da formação’. Confira abaixo o que mais está programado para o evento, ao longo do dia de hoje.

PROGRAMAÇÃO

14h – Mesa Redonda
Quem é o professor do Ensino Religioso?: perspectivas da formação
Profª. Araceli Sobreira Benevides (UERN)
Profª. Maria Augusta Souza Torres (UERN/SEEC)
Profª. Josineide Silveira (UERN)

17h – Sessão de pôsteres

19h30 – Mesa Redonda
O fenômeno religioso à luz da interdisciplinaridade
Prof. Orivaldo Pimentel  Lopes Júnior (UFRN)
Prof. Rodson Ricardo Sousa do Nascimento (UERN)
Prof. João Bosco Filho (UERN)

SOBRE O EVENTO

A I Jornada do Ensino Religioso é uma interface do projeto Conhecendo o Ensino Religioso em sua Perspectiva Não Proselitista e Interdisciplinar,  iniciativa do Grupo de Pesquisa  Educação, Cultura e Fenômeno Religioso em parceria com o curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC.

A intenção do projeto é proporcionar à comunidade escolar e acadêmica  ações que colaborem para o conhecimento das diretrizes legais e curriculares do Ensino Religioso, além de fomentar o debate acerca de estratégias e pesquisas que contribuam para a efetivação de uma proposta pedagógica crítica e fenomenológica do componente  Ensino Religioso na educação básica.

Destinada a professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados, a Jornada constará de um conjunto de atividades que visam congregar a comunidade escolar e acadêmica sob a temática “o profissional e a prática pedagógica”.  O evento objetiva, assim, promover um espaço para reflexão, debates e socialização de produções e abordagens que gravitam em torno do Ensino Religioso e das Ciências da Religião.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support