...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I Exposição da Luz é aberta ao público

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras da I Exposição da Luz, aberta ao público no Partage Shopping Mossoró na noite desta quarta-feira (13). A iniciativa, organizada pela Paróquia de Santa Luzia e Diocese de Mossoró, reúne objetos e documentos que preservam a memória e a história da Diocese de Santa Luzia.

Na solenidade de abertura, o reitor Pedro Fernandes agradeceu a oportunidade de a UERN ter colaborado com a exposição: “A UERN se sente lisonjeada por poder fazer parte de algo tão especial como essa exposição. Temos um professor de História [Fabiano Mendes] e outro de Turismo [Saulo Gomes] envolvidos nesse trabalho, orientando nossos alunos. Contem com a UERN”, afirmou Pedro Fernandes.

A solenidade contou com a presença do bispo diocesano dom Mariano Manzana, do vigário-geral, padre Flávio Augusto, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, e o superintendente do Partage Shopping, Leandro Botelho.

Pela primeira vez no Shopping, dom Mariano Manzana agradeceu a presença de todos e ressaltou o trabalho de monsenhor Américo (in memoriam) na preservação do acervo histórico da Diocese. “Se hoje temos a possibilidade de fazer essa exposição é porque o monsenhor Américo teve um cuidado muito importante e sábio em guardar esses documentos e objetos. Somos consequência de nosso passado. É muito importante conhecer a história da nossa família e gerações passadas. Quem conhece a história, olha para o futuro com muita serenidade”, afirmou o bispo que, em seguida, abençoou a exposição e o público.

Os estudantes Luany Oliveira (História), Rômulo Rodrigues (História) e Danielly Costa (Turismo) estavam na abertura representando os 27 alunos da UERN que atuarão como monitores da exposição. Para Rômulo, este foi um momento especial: “É um orgulho poder ver minha contribuição nessa exposição que integra uma festa tão grandiosa para Mossoró, como é a festa de Santa Luzia. O que me chamou mais atenção foi o conjunto de peças que montam a via-sacra de Jesus”, afirmou Rômulo.

Luany acrescenta que o trabalho realizado na UERN, no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH), auxiliou bastante. “Tivemos uma semana para organizar, etiquetar e catalogar tudo. Tenho certeza que sem o auxílio da Universidade eu não teria conseguido”, afirmou Luany que aliou seu conhecimento acadêmico com sua crença e devoção pessoal: “Tive a oportunidade de convidar os jovens da paróquia para colaborar com a gente”, destacou a estudante.

Já Danielly Costa, do curso do Turismo, comentou que há peças muito antigas e delicadas. “Essa exposição, além do fato histórico e da devoção, representa a cultura da cidade. É interessante que a comunidade venha prestigiar. Nós vamos monitorar e passar as informações para o público”, comentou Danielly.

A exposição fica aberta no Partage Shopping até o dia 1º de dezembro. Em seguida, no dia 4, será aberta no Memorial da Resistência de Mossoró, na sala Joseph Boulier, indo até o dia 20 de dezembro. A exposição é coordenada por Nelson Filho. A comissão responsável conta com Cristiane Fernandes e Glicinara Alves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support