...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I EPA, INICIADO NESTA QUARTA-FEIRA, SEGUE ATÉ DIA 6/3

Aberto oficialmente nesta quarta-feira, 4/3, o Primeiro Encontro de Pesquisa em Assu (I EPA), evento promovido pelo Campus Avançado Walter Sá Leitão (CAWSL/UERN), naquela cidade. A solenidade de abertura, realizada no auditório da Igreja em Assu, contou com a presença do reitor Milton Marques de Medeiros, do vice-reitor Aécio Cândido de Medeiros, do diretor do CAWSL, Afrânio Pereira, de pró-reitores, pró-reitores-adjuntos, professores, técnicos-administrativos, alunos e comunidade em geral. 

O I EPA, que conta com o tema “Educação, Linguagens e Desenvolvimento Regional”, segue amanhã, 6/3. A conferência de abertura foi ministrada pelo professor-doutor José Willington Germano, versando sobre “Sociologia dos Saberes Ausentes: Por Uma Ciência Emancipadora”.

A professora Alessandra Cardoso, uma das coordenadoras do I EPA, revela que o EPA se reveste de importância pela proposta de divulgar a trajetória e as pesquisas realizadas no CAWSL, nas áreas da Educação, História, Economia e Geografia.

Ainda na opinião de Alessandra, o I EPA vem a incentivar as práticas de formação continuada, algo que deve se constituir num dos grandes objetivos do ensino superior.

“É um momento em que há a convergência de trabalhos de pesquisadores da UERN e de outras instituições de ensino superior”, destaca a docente, acrescentando que entre os participantes há pesquisadores do Ceará, da Paraíba, do Rio de Janeiro e do Pernambuco.

Já para o diretor do CAWSL, Afrânio Pereira, o I EPA, que se pretende ser realizado bienalmente, representa uma grande perspectiva para o ensino de graduação. “O EPA é também uma forma de levarmos a pesquisa para a graduação, e ainda uma maneira de pensarmos a importância da UERN para o Assu, para a região e para o Estado”, destaca.

O I EPA é uma ação dos grupos de pesquisa do CAWSL: Núcleo de Pesquisas em Educação (NUPEd), Núcleo de Práticas Discursivas, Linguagens e Ensino (PRADILE) e o Núcleo de Pesquisa em Gestão de Território (NUPEG.

O evento é organizado  com apoio e a participação de professores, pesquisadores, estudantes e técnicos das áreas de Educação, História, Letras e Economia do Campus.  O Encontro de Pesquisa objetiva divulgar o conhecimento resultante da prática investigativa na academia, bem como discutir trajetórias e perspectivas que envolvem a dimensão da pesquisa nas instituições de ensino superior, articulando temas nas áreas supramencionadas. Visa, ainda, a ser espaço de socialização de pesquisas, de troca de saberes e questionamentos para novas investigações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support