...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I ENCONTRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA TERMINA COM CONFERÊNCIA SOBRE “ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE

A última noite do I Encontro de Pesquisa, Extensão e Cultura, no Complexo Cultural de Natal, começou com uma apresentação do músico Alexandre Atmarana e terminou com a conferência “Alternativas para o desenvolvimento sustentável”, tema geral do evento que começou segunda-feira (25). O conferencista convidado foi o professor doutor Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, que atua em movimentos ambientalistas há 25 anos.

Na mesma noite, o salão de iniciação científica abriu espaço para quatro painéis de alunos do curso de Ciências da Religião, totalizando 16 durante todo evento, incluindo apresentações de discentes de Ciências da Computação e Direito.

No teatro do CCN, foram apresentados Painéis de Pesquisa em Direito sobre “Análise da constitucionalidade do prazo de supressão dos impostos extraordinários” exposto pelo professor especialista Lídio Sânzio Gurgel (UERN); “Regulação ambiental de energias renováveis no RN visando o desenvolvimento sustentável” apresentado pela professora especialista Cláudia Vechi Torres (UERN); “O município brasileiro e o direito fundamental do acesso à justiça” pelo professor especialista Dijosete Veríssimo da Costa Júnior (UERN), e “A responsabilidade civil objetiva dos profissionais liberais: o princípio da superespecialidade” pelo professor mestre Fernando Gaburri (UERN).

A mesa-redonda da noite tratou dos “Caminhos para a formação de professores” e foi composta pelos professores doutores Araceli Sobreira Benevides, Daniel Bezerra de Brito e Josineide Silveira de Oliveira, todos do curso de Ciência da Religião do Campus da UERN em Natal.

A profa. dra.  Araceli falou sobre a importância dos saberes na construção da identidade do docente. “Saberes como a preocupação com a reflexão e o planejamento, além da organização dos conteúdos para evitar aulas confessionais, respeitando a pluralidade e a tolerância no Ensino Religioso”, explicou.

A profa. dra.  Joseneide fez uma metáfora sobre a obra do escritor chileno Mia Couto, para falar sobre a importância das relações do professor e do aluno, desde sua chegada até sua formação. Já o professor dr. Daniel fez uma análise das mudanças históricas e conceituais na formação dos professores desde os anos 50, ressaltando a importância da história de vida do docente e não só de sua formação técnica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support