I Encontro de Egressos do Curso de Música promove integração e troca de experiências

Um encontro de gerações regado a muita música e troca de experiências. Durante três dias a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Departamento de Artes (DART), da Faculdade de Letras e Artes (FALA), promoveu o I Encontro de Egressos do Curso de Música da UERN.

O encontro aconteceu após 14 anos de criação do curso e 10 anos de formação da primeira turma. Implantado em 2004, o curso de Música da UERN já formou mais de 150 profissionais que atuam em orquestras, grupos musicais, bandas, na educação básica, escolas especializadas em música, etc.

A programação – aberta no dia 27 de junho e encerrada hoje, 29 de junho – contou com recitais, apresentações artísticas, conferências, palestras, comunicações orais, minicursos e oficinas. Foram mais de 100 inscritos, entretanto, a presença do público superou esse número.

O professor Isac Rufino de Araújo, chefe do DART, faz uma avaliação positiva do evento e acredita que outras edições serão realizadas: “Nós pegamos um período atípico, mas a participação foi muito boa. Tivemos apresentações artísticas de altíssimo nível, nossos egressos trouxeram grupos, orquestras e bandas. Isso movimentou o curso e promoveu uma interessante troca de experiências com os nossos alunos e outros que vão entrar no curso”, afirmou Isac Rufino.

Outro momento marcante destacado pelo professor Isac Rufino aconteceu na abertura do evento. “Tivemos a presença de dois ex-reitores que tiveram papel fundamental desde a criação do Conservatório de Música, que hoje é nossa Escola de Música. No ano de 1988 foi criado o Conservatório na gestão de Antonio Capistrano, e em 2004 foi criado o curso de Música na gestão de Walter Fonseca. Os dois estavam presentes e ficaram muito felizes em participar desse momento”, comentou Isac Rufino.

Além dos ex-reitores Antonio Capistrano e Walter Fonseca, a mesa de abertura contou com as seguintes presenças: professora Hubeônia Alencar, diretora da FALA; o chefe do DART, Isac Rufino; o subchefe de gabinete, Esdras Marchezan; e o instrutor Fábio Monteiro, coordenador administrativo da Escola de Música da UERN.

O encontro teve como objetivo reunir profissionais formados em Música pela UERN e identificar seu campo de atuação.

Fotos: Cedidas