...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

I Congresso Nacional Uern reuniu em torno de 1.700 pessoas e encerrou atividades discutindo a inclusão

Ao longo dessa semana, em torno de 1700 pessoas participaram das atividades do I “Congresso Nacional Uern: saberes em desafio”, evento inserido na programação comemorativa dos 52 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern. Transmitido pela internet, o alcance de todo o conteúdo é ainda maior.

Organizado pelas Pró-reitorias de Extensão – Proex, e de Pesquisa e Pós-graduação – Propeg, o evento ofertou 12 mesas-redondas, algumas ocorrendo de forma simultânea, dez oficinas diferentes, cinco apresentações culturais e cinco conferências com professores da Uern e de outras instituições de ensino superior.

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (25), com a conferência “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior”, ministrada pelo professor Esp. Antonio Carlos Cardoso (UFPE), tendo como mediadora a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar (UERN). Professor de Libras do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, o pesquisador Antonio Carlos é surdo e compartilhou sua experiência e desafios na área de inclusão. (A conferência pode ser assistida AQUI).

Em sua fala, a chefe de Gabinete, profa. Cicília Maia agradeceu o empenho de toda a equipe organizadora e destacou a consolidação do evento, anunciando a segunda edição para 2021. “O congresso teve o importante papel de possibilitar que a gente comemorasse o aniversário de 52 anos da Uern com a sociedade, tivemos a presença de pessoas de todos os campi. Tudo foi articulado visando levar o melhor para vocês. Construir com vocês o nosso amanhã é como uma semente plantada pela universidade. Sejamos nossa própria transformação, eu acredito que o caminho para essa transformação concreta é a educação”, comentou Cicília.

 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodolfo Lopes afirmou que o evento superou todas as expectativas. “Os temas conseguiram abarcar diversas áreas do conhecimento. Deixo nosso agradecimento a todos os envolvidos. Foi um dos maiores eventos realizados pela Uern. Apesar do cenário de pandemia, conseguimos congregar pessoas em torno de temas transversais e fizemos com que essa semana que antecede o aniversário da universidade, fosse trabalhada de forma propositiva, isso ratifica o papel de instituição socialmente referenciada”, afirmou Rodolfo.

O professor Emanoel Márcio Nunes, pró-reitor de Extensão, também ressaltou a dedicação, harmonia e eficiência da equipe organizadora: “Os números do evento já demonstram sua grandiosidade. O alcance do evento foi nacional, já que envolvemos grandes nomes. O congresso foi muito bem conduzido, por isso o sucesso”, comentou Emanoel Márcio.

O coordenador do Congresso, Hallyson Dantas, fez questão de mencionou os nomes das pessoas que integraram a equipe organizadora e dedicou uma apresentação especial na flauta do chorinho “Carinhoso”, composição de Pixinguinha.

Para ter acesso aos links das conferências clique aqui: http://www.uern.br/congresso/default.asp?item=conferencias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support