Homenageados e autoridades falam sobre 48 anos da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemorou ontem 48 anos com mais uma Assembleia Universitária. Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes e foi prestada uma homenagem aos vereadores da legislatura 1983/89 que aprovaram em regime de urgência a autorização para que a Universidade pudesse ser estadualizada.

O ex-vereador Almeida Sobrinho destacou a importância do reconhecimento. “Na época, todos os 21 vereadores apoiaram a estadualização e não tivemos o reconhecimento”, lembrou. Em nome dos vereadores daquela legislatura, quem falou foi Paulo Davi, que na época conciliava o mandato e a atuação como professor universitário e vivenciou os dois lados da luta. “A Câmara Municipal sempre acompanhou o processo em defesa de uma solução”, declarou.

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa, destacou a importância da UERN para o Rio Grande do Norte. “É um momento de muita alegria para o Estado do Rio Grande do Norte contar com uma universidade consolidada. Todos estão de parabéns em contar com uma universidade que cada vez mais se fortalece”, frisou.

O vereador Lahyre Rosado Neto esteve na solenidade representando a Câmara Municipal e também para receber o título de doutor honoris causa ofertado ao seu avô, o ex-deputado Vingt Rosado.

O parlamentar destacou a dedicação do ex-deputado, falecido em 1995, à UERN. “A ligação da minha família com a UERN é muito grande. A gente sempre teve um amor muito grande e quem conhece a história da Universidade reconhece a luta de doutor Vingt. É uma satisfação receber essa homenagem em nome dele”, frisou. O vice-reitor Aldo Gondim lembrou que o evento marcou também o início dos festejos pelos 30 anos da estadualziação da UERN. “É um momento ímpar. Chegamos aos 48 anos brilhantemente. Estamos comemorando esse aniversário e iniciando os festejos de 30 anos da estadualização”, lembrou.