Grutun e Grudun estreiam novos espetáculos

O Grupo de Teatro Universitário (GRUTUN) e Grupo de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM) estão em fase de conclusão da montagem de dois novos espetáculos.

Com direção de Nonato Santos, o espetáculo teatral “Todomundo” estreia para convidados nesta quinta-feira, no dia 26 de julho, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), Campus Central, às 19h. No dia 27, a apresentação será aberta ao público.

Já o Grudun, com direção de Sadraque Tavares, estreia “A Alma e a Matéria” em agosto, dias 03, 10 e 17 no Memorial da Resistência.

Sobre o Grutun, Nonato Santos informa que em “Todomundo” os personagens, Todomundo, a Beleza, os Cinco Sentidos, o Poder, a Inteligência, são alegóricos e personificam ideias abstratas “para poder pregar uma moral simples, porém poderosa, pela forma dramática que lhe é dada. O conflito entre bem e mal é dramatizado pela interação entre estas personagens”.

SINOPSE – A peça mostra não somente como todos os homens deveriam morrer, mas também viver. Nela, as personagens são abstrações personificadas de vícios ou virtudes do homem, que travam uma luta pela posse da alma humana na hora da morte.

A alegoria é uma narrativa na qual os personagens e a ação têm dois níveis de significado. O primeiro nível é literal – um homem que está fazendo uma viagem – e um segundo nível que é simbólico – a vida é uma viagem desde o nascimento até a morte, e todo homem faz esta mesma viagem.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: A Convocação de Todomundo (The Summonig of Everman)
Texto: Autor inglês desconhecido escrito na Idade Média
Direção: Nonato Santos
Montagem: Grupo de Teatro da UERN

Elenco:
Ilês dos Santos (Todomundo)
Márcia Silva (Boas Ações)
Dinah Christina (Morte e Sabedoria)
Wanessa Lidiane (Anjo e Cinco Sentidos)
Mário César Leite (Anjo)

Concepção Visual: Elaborado colaborativamente pelos integrantes do Grupo de Teatro da UERN.
Confecção das máscaras: Dinah Christina
Adereços: Dinah Christina e Márcia Silva.
Fotos: Luciano Léllys