Grupos de Teatro e Dança Universitários da UERN preparam novos espetáculos

O Grupo de Teatro Universitário (GRUTUM) e o Grupo de Dança Universitário (GRUDUM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), já iniciaram a preparação para 2014 e ao que tudo indica será um ano promissor para os dois grupos. Ambos terão a execução de dois trabalhos que serão exibidos em Mossoró e em todos os Campi Avançados da UERN. Os dois grupos já estão trabalhando com os novos integrantes, frutos de uma vivência coletiva que ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro.

GRUTUM – O grupo de teatro, coordenado pelo diretor artístico Me. Nonato Santos, atualmente está trabalhando em uma semana de preparação técnica com os novos membros e já tem data marcada para estrear o primeiro trabalho de 2014. O espetáculo “O Segredo da Arca de Trancoso” será apresentado no dia 23 de maio, no Auditório do curso de Música no Campus Central da UERN em Mossoró. A montagem do espetáculo é inspirada no universo dos contos orais brasileiros e na estética do mamulengo, apoiado na linguagem do teatro de bonecos. Para isso, o grupo foi capacitado pelo bonequeiro Ilnando Portela, de São Luis/MA, que usou de uma nova técnica para construção dos bonecos, denominada “papietagem”.

O outro espetáculo que o grupo montará, a partir do segundo semestre, abordará a questão de como os estrangeiros enxergam o Brasil. Para este trabalho, o grupo já terá a participação dos novos integrantes.

GRUDUM – O grupo de dança, coordenado pelo coreógrafo e diretor artístico Esp. Sadraque Tavares, começa o ano de 2014 com uma parceria com o coreografo Gleydson Dantas, de Natal/RN, na montagem de seu mais novo trabalho numa perspectiva da dança contemporânea, intitulado “Quando as palavras acabam”. O trabalho terá como base a música “Pra sonhar” (Marcelo Janeci) e o poema “Soneto de Fidelidade” (Vinícius de Moraes) e é inspirado no dia a dia, na arte do encontro e do desencontro dos relacionamentos. A estreia do espetáculo está prevista para abril.

Já no segundo semestre, o grupo estará trabalhando com uma proposta de vivência que terá a colaboração do coreógrafo de Recife, Ivaldo Mendonça, ex-bailarino da Companhia de Dança Deborah Colker. O trabalho planejado pelos dois grupos fazem parte de um projeto maior da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UERN, que é o de intensificar e democratizar o desenvolvimento cultural da Instituição. Em busca desse objetivo, as apresentações dos grupos também acontecerão em espaços abertos à comunidade em geral.

O GRUDUM e o GRUTUM têm ensaios semanais que acontecem no “Laboratório da Cena”, um espaço localizado no Campus Central da UERN que destina-se a fomentar as atividades culturais da Pró-Reitoria de Extensão.