...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupos de estudos da Uern publicam dossiês em revista de universidade federal

O Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (Geplat) e o Grupo de Estudos Culturais (Gruesc) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicaram dois dossiês na Revista Querubim, da Universidade Federal Fluminense.

Os cadernos foram produzidos a partir das publicações de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e podem ser consultados gratuitamente.

No dossiê “Turismo e Educação” do Geplat, há uma coleção articulada de reflexões, em formato de artigos e ensaios, sobre Teoria Crítica, Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação.

As temáticas abordadas vão desde as narrativas fílmicas da indústria cultural que idealizam e exotizam os serviços em turismo e lazer, a cultura de séries e o overturismo, passando pela apreciação da proposta pedagógica crítica e emancipadora de Paulo Freire (em homenagem aos 100 anos do eminente educador brasileiro) e da paradigmática proposição marxiana contida no Programa de Gotha, até a discussão sobre as presentes tensões e transformações do capitalismo informacional de gestão flexível tal como concreto vivido em regimes de exploração, alienação e ideologização fetichizada do real social por trabalhadores uberizados, precarizados e plataformizados.

O Geplat é coordenado pelos professores doutores Jean Henrique Costa e Raoni Borges Barbosa.

No material “Estudos Culturais” do Gruesc, há um recorte das pesquisas realizadas na interface dos estudos culturais e críticos sobre sociedades complexas e culturas politextuais.

Apresenta um leque temático bastante amplo, contando com estudos em Teoria Antropológica, com reflexões epistemológicas e pedagógicas sobre o Ensino-Aprendizagem na ambiência escolar brasileira atual, com etnografias do pequeno e do médio urbano do Oeste Potiguar declinado em suas culturas morais-emotivas de pessoalidade, tradição e empreendimentos de memória, e, até mesmo com ensaio sobre a cultura africana.

O Gruesc é coordenado pelos professores doutores Eliane Anselmo e Raoni Borges Barbosa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support