Grupos artísticos da EdUCA vão se apresentar em novembro

Já estão à venda os ingressos para as apresentações dos grupos artísticos da Escola de Extensão da UERN em Natal (EdUCA), na Casa da Ribeira. O Grupo de Teatro Baobá e o Grupo de Dança Contemporânea Cinese vão se apresentar dias 9 e 10 de novembro, respectivamente.

O Baobá vai encenar “O Santo e a Porca”, uma livre adaptação da obra de Ariano Suassuna dirigida pelo professor Denilson David. O espetáculo teatral mistura religioso e profano para narrar a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de Santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. A peça é uma divertida comédia com sete atores, que já provocou muitos risos do público por onde passou.

Já o grupo Cinese fará a estreia do espetáculo “Fissura”, com 14 bailarinos. O espetáculo tem composição e direção artística do professor Juarez Moniz, que nele pôs o amor em pauta em um mundo que passa por uma intensa transformação. “Valores, modos de vida, atitudes, discursos, todos com uma fissura latente. Alguns preferem anestesiar a fenda do que senti-la. Fissurados pela euforia momentânea, só sentem o que lhes convém. O trabalho coreográfico de ‘Fissura’ traz as fendas abertas em cada um pelo mundo”, explica.

Os grupos artísticos da Escola de Extensão da UERN nasceram dentro das oficinas e cursos da EdUCA e são formados por alunos, professores e profissionais. Para a professora Irene van den Berg, coordenadora administrativa da Escola, os grupos artísticos, além de serem importantes para o exercício prático do que aprendem em sala de aula, evidenciam a importância que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte dá ao trabalho de extensão que realiza na zona Norte de Natal, onde atende cerca de 1.200 pessoas por semestre, desde crianças a idosos, em vários cursos, oficinas e atividades culturais e esportivas.

Baobá e Cinese já se apresentaram, gratuitamente, em dezenas de escolas públicas, entidades beneficentes e festivais por todo o Estado. “A circulação dos grupos artísticos é de extrema importância, pois apresenta nosso trabalho para a sociedade, fomentando a cultura. Por outro lado, para os artistas e dançarinos, estar no palco com plateia tem componentes que nenhuma teoria ou exercício alcança: a emoção e o sentimento de dever cumprido”, justifica Irene.

Para ela, depois de se apresentar gratuitamente para públicos com difícil acesso a eventos culturais, chegar ao palco da Casa da Ribeira, um espaço que se tornou referência na cena artística de Natal, é uma prova inconteste da qualidade dos grupos de teatro e dança da Escola da UERN.

Serviço:

Onde: Casa da Ribeira, Natal/RN

Quando: Dia 09/11/19, às 20h – Espetáculo “O Santo e a Porca” – Grupo de Teatro Baobá

Dia 10/11/19, às 18h – Espetáculo “Fissura” – Grupo de Dança Cinese

Quanto: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia)

Ingressos pelo site: sympla.com/casadaribeira

Informações: (84) 99986-2576 e (84) 99655-4885