Grupo Teatral do curso de Química é premiado em evento nacional

O grupo teatral “FANATicos da Química”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), conquistou, na cidade paulista de São Carlos, o segundo lugar no evento nacional “Ciência em Cena”, apresentando a comédia “Os Vingadores da Química”. O “Ciência em Cena” foi criado pelo núcleo Ouroboros de divulgação científica e desde 2007 reúne profissionais e iniciantes nas artes da divulgação científica através do teatro.

“Os vingadores da química” é uma comédia baseada no filme “Os vingadores” e trata basicamente sobre a química da tabela periódica. Na peça, os vingadores são elementos da tabela periódica que vão evitar a destruição da ordem da mesma por um elemento descontente. Durante o espetáculo são realizados vários experimentos químicos como mudança de coloração, fogo, explosões, etc.

“Para mim foi uma alegria enorme o grupo ter ficado em segundo lugar em um evento que reúne grupos de todo o Brasil e Portugal, o que mostra que estamos realizando um bom trabalho de divulgação científica”, afirma Alex Lima, Presidente do grupo FANATicos da química. Ele fala sobre a preparação para o evento e a expectativa do grupo: “a expectativa foi muito grande em relação a essa nova peça, pois montamos em apenas um mês. Nesse período fizemos ensaios, confecção de figurinos, preparação de instrumentos, adaptação de textos, entre outras coisas”.

Para o Presidente, participar do grupo é muito importante para o desenvolvimento enquanto estudantes e contribui para a formação profissional. “A oportunidade de participar do ‘FANATicos da química’ me proporcionou muitas coisas boas, participando do grupo melhorei minha dicção, perdi a timidez e o medo de falar em público. Fatos que associados a nossa futura profissão de professor são bastante importantes, nos dão mais segurança e desenvoltura para lidar com alunos”, conclui Alex Lima.

O grupo FANATicos da química foi criado em 2001 e busca por meio de apresentações teatrais em escolas da rede pública e privada, tanto do ensino fundamental quanto no superior a divulgação dos conceitos químicos, que servem como complementos do conteúdo ministrado em sala de aula de uma forma lúcida. Atualmente o grupo possui cerca de 16 integrantes e é coordenado pelos professores Me. Antônio Gautier Farias Falconieri, Dra. Anne Gabriella Dias Santos e Dr. Luiz di Souza.

Ciência em cena – Grupos teatrais do Brasil e de Portugal já participaram do encontro que proporciona informação, entretenimento, cultura e educação a todos que participam. Ao todo 65 espetáculos já foram apresentados em cidades como São Carlos (SP), Fortaleza (CE), Caxias (MA) e Pacoti (CE), reunindo 33 grupos teatrais nessa grande troca de experiência e cultural com a comunidade local. (André Mesquita – Estagiário)