Grupo de Teatro Baobá, da EdUCA UERN Natal, prova fortalecimento com agenda cheia para 2020

Se prova ano a ano o fortalecimento dos grupos artísticos, cuja formação a UERN estimula, para fomentar o desenvolvimento dos processos artísticos e proporcionar condições para o exercício prático dos conhecimentos adquiridos pelos alunos da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), em Natal.

O grupo de teatro Baobá, criado em 2018,  já conquistou espaço fora da UERN. A prova disso é a agenda de atividades que se anuncia recheada para 2020, com apresentações em projetos de outras instituições, festival de teatro e mais uma vez em cartaz na Casa da Ribeira, importante espaço cultural da capital.

Veja o que já está previsto na agenda do Baobá:

• Projeto Teatro na Escola, no Sesc Cidade Alta: “O santo e a porca”  para estudantes das redes pública e privada: 18/03 (9h e 14h), 16/04 (9h e 14h) e 14/05 (9h, 14h e 19h30)
  • Casa da Ribeira: 18/04, às 20h – “O santo e a porca”.
  • Festival de Teatro do Brasil: 19 a 29/03, no polo UERN, em Natal.

O grupo de teatro da EdUCA é uma iniciativa institucional de extensão, de caráter permanente, que desenvolve processo criativo na área de teatro, envolvendo profissionais da UERN, artistas, alunos e outros profissionais e pessoas da comunidade.

Recentemente, quatro componentes do Baobá, que descobriram seus talentos para o teatro na EdUCA, ingressaram no curso de graduação da UFRN. Todos são unânimes em agradecimento à capacitação de qualidade que receberam na EdUCA:

“O Baobá é incrível. Bem mais que um grupo, eu diria. Com o tempo percebi o quanto esse nome nos define bem, somos um grupo jovem, mas já passamos por tantas situações, perdas e desencontros, e ainda assim permanecemos fortes, resistimos, pela certeza de levar a arte do teatro ao público, com empenho, dedicação e, acima de tudo, amor ao que fazemos”, afirma David Fonseca.

“Aos 53 anos, sou exemplo que o teatro é lugar de todos. A convivência no Baobá é uma enorme experiência! Aprendemos a dividir, somar, enfrentar desafios e contratempos, exercitamos diariamente o respeito mútuo, responsabilidades conosco, com a Educa e com o público que é sempre receptivo”, comemora Rosevane Gomes.

“A EdUCA foi minha base e o Baobá o pilar que me fez prosseguir na área artística. É no grupo que aprendo sobre o mundo artístico. Sou muito feliz e grata por estar no Baobá, um lar de aprendizagem, emoção e arte!”, emociona-se Milena Joyce, para quem o Baobá é uma segunda família.

“O Baobá é sua raiz”, resume Lucas Mateus.

Diante de agradecimentos e reconhecimentos, o professor Denilson David, diretor artístico do Baobá, diz que se sente orgulhoso com os frutos desse trabalho. “Foi com muita alegria que recebemos a notícia da aprovação de quatro alunos das ações de extensão realizadas pela EdUCA no Campus da UERN em Natal. É a extensão universitária acontecendo em sua potência máxima, incentivando, potencializando e inserindo novos cidadãos no campo da formação profissional”, ratifica.