Grupo de professores quer resgatar curso de Mestrado em Meio Ambiente

Com o objetivo de promover a formação de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado acadêmico e, ao mesmo tempo, resgatar o curso no qual muitos são ex-alunos na própria Instituição, um grupo de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e de outras Instituições que participaram, além de outros que não participaram mas lembram do primeiro mestrado da Instituição, estão resgatando o Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, do Programa de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Rede PRODEMA).

O antigo Curso de Mestrado funcionou de 1995 a 2004, quando foi descredenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e agora este grupo de professores composto pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Prof. Dr. Zezineto Mendes (ex-aluno); Profa. Dra. Ivonete Soares (ex-aluna), Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação; Prof. Dr. Jionaldo Pereira (ex-aluno), do Departamento de Geografia; Profa. Dra. Betânia Torres (ex-aluna), do Departamento de Gestão Ambiental; Prof. Dr. Vinícius Claudino, Departamento de Administração, bem como os colaboradores, Prof. Dr. Alessandro Ribeiro (ex-aluno), da Universidade Federal do Mato Grosso; Profa. Dra. Fernanda Attademo (ex-aluna), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; e Prof. Dr. Gilcean Alves (ex-aluno), do Instituto Federal da Paraíba; coordenados pelo Prof. Dr. Ramiro Valera Camacho, Superintendente do CEMAD.

O projeto foi submetido no dia de ontem, (30), à Diretoria de Pós-Graduação da UERN, mas o grupo já foi convidado para participar do próximo Seminário Integrador, que é realizado anualmente pela Rede PRODEMA, a fim de já se atualizar com as determinações da rede com relação aos cursos de Mestrado e Doutorado. O professor Ramiro Camacho disse que o retorno da UERN ao PRODEMA é muito importante pela experiência que a Instituição já tem sobre o tema e informou que o curso terá como área de concentração: Desenvolvimento de regiões Semiáridas, tendo como única linha de pesquisa: Planejamento regional, sustentabilidade e desenvolvimento do Semiárido. Sobre a possibilidade de criação de um doutorado na área, ele não descartou, mas prefere falar nisso apenas no futuro.