Grupo de Pesquisa do CAMEAM lança livro dia 24

No dia 24 de abril, às 9h, será lançado no auditório do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) o livro “Circuito inferior e fluxos socioespaciais: a feira livre de Pau dos Ferros-RN”.

A obra é organizada pelo professor do Departamento de Geografia do CAMEAM, Dr. Rosalvo Nobre Carneiro e conta com textos de Ana Cristina Carvalho Araújo (Aluna de Iniciação Científica da FAPERN), Arilane Fernandes Maia (Aluna de Iniciação Científica do PIBIC), Caio Anderson de Oliveira Pereira (Aluno de Iniciação Científica da FAPERN), Francisco Ringostar Pinto (bolsista PIBIC/CNPq) e José Fontes Batista (bolsista FAPERN/CNPq).

Todos são integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH) ligado ao Curso de Geografia do CAMEAM e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas, de Mossoró, da UERN. O trabalho foi financiado pelo Edital FAPERN/MCT/CNPQ/CT-INFRA n° 005/2011 através do Programa Primeiros Projetos (PPP) e Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores.

O professor explica que “o livro se propõe a fazer uma abordagem integrada, sistêmica e vivida, sem privilegiar este ou aquele aspecto, mas tão somente a interação entre ambos”. Rosalvo acrescenta que “o objetivo geral do livro é analisar as relações entre o espaço e a feira livre de Pau dos Ferros, à luz das atividades do seu circuito de fluxos inferiores”.

O prefácio é da professora Drª Maria Adélia Aparecida de Souza, professora Titular de Geografia Humana da Universidade Universidade de São Paulo (USP).

Ela elogiou o trabalho de coordenação do professor Rosalvo Carneiro. “Neste livro ‘Circuito inferior e fluxos socioespaciais: a feira livre de Pau dos Ferros-RN’ chama a atenção o rigor metodológico adotado pelo coordenador da pesquisa: escolha das inspirações teóricas que revelam a não ortodoxia do professor na escolha, convivendo autores de diferentes métodos, visões de mundo, madurês intelectual, disciplinas, temas trabalhados; a organização das entrevistas, com a produção de formulários, aprimoramento do universo da pesquisa e seleção da amostragem, deixando claro ao leitor uma busca incessante de rigor científico”, destacou.