...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupo de pesquisa da FALA lança livro que trata dos múltiplos olhares sobre o literário

Com um compilado de reflexões sobre a literatura e seus possíveis diálogos, o livro “Das linhas às entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário” instiga a discussão sobre perspectivas críticas de obras literárias, do jogo ficcional e da experiência da leitura. O título foi lançado recentemente nos formatos digital e impresso.

“Das linhas às entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário” é o resultado do trabalho em equipe realizado pelo Grupo de Estudos de Literatura e suas Interfaces Críticas (GELINTER/CNPq), da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN). O grupo foi criado em 2017 sob a liderança da Profª. Drª. Marly Moura da Silva, docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e a Profª. Drª. Leila Maria de Araújo Tabosa, vinculada ao Profletras/UERN.

O livro é composto por 27 artigos, resultado de pesquisas de membros do Grupo e convidados, docentes e discentes, em torno do fenômeno literário. As diferentes visões dos pesquisadores envolvidos no projeto possibilitam um pluralismo dos temas abordados, sendo esse um dos maiores destaques da obra.

Os artigos tratam da crítica feminista, da prosa e da lírica, múltiplos enfoques congregam um debate heterogêneo que transita do mito ao mimético, da criação ao ensino, da literatura ao leitor, dentre outros aspectos. “Tais abordagens demonstram a dedicação dos autores no sentido de levantar proposições investigativas em torno das obras literárias e da experiência de leitura”, destacam as organizadoras na apresentação do livro.

A perspectiva teórico-crítica aborda ideias acerca das formas ficcionais e da poesia, dentre as quais comparece o cordel. O livro foi organizado em cinco partes, considerando-se um repertório de temas e diferentes problemáticas que presidem pontos de vista e leituras analíticas sobre aspectos da literatura.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support