...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupo de pesquisa da FAEN ensina como preparar solução com água sanitária para higienizar objetos e superfícies

A água sanitária é um aliado importante no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O grupo de pesquisa “Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso” da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) ensina, através de um vídeo, a preparar uma solução caseira para higienizar objetos e superfícies das nossas residências.

“Este vídeo é de suma importância, pois oferece uma solução de baixo custo, fácil manuseio e eficiente no controle do vírus em nível domiciliar. Vale salientar que as orientações, neste caso, baseiam-se nas recomendações do Conselho Federal de Química”, explicou o Prof. Ms. Francisco Rafael Ribeiro Soares.

A solução diluída de um derivado clorado (0,05% = 500 ppm) também pode ser usada para desinfetar as mãos quando não há possibilidade de usar produto à base de álcool ou sabão.

É importante salientar que a água sanitária pura é ineficaz contra o vírus. Antes de tudo, verifique no rótulo da embalagem se a concentração tem entre 2,0 e 2,5%.

PASSO A PASSO

Para limpeza de objetos:

– Pegue uma garrafa plástica (que não seja transparente) de um litro;

– Adicione um pouco de água;

– Ponha 25 ml (metade de um copinho descartável de café) de água sanitária pura;

– Complete com água, tampe e agite bem.

Para limpar pisos e outras superfícies, o procedimento leva os 50 ml (copinho de café cheio) da água sanitária.

DICAS

Não deixe o frasco exposto à luz. Guarde-o em um lugar fresco e só retire-o na hora de usar.  Molhe um pano limpo na solução mais fraca (com 25 ml de água sanitária) e passe nos objetos (chaves, maçanetas, torneiras, mesas etc) ou usar um borrifador. Não passe a solução em produtos eletrônicos.

Com a solução mais forte você pode molhar um pano limpo e deixar na porta. Sempre que chegar da rua, pode esfregar a sola do calçado nesse pano antes de entrar. Essa mesma solução pode ser usada no piso, vasos sanitários, pias etc.

Mantenha o líquido fora do alcance das crianças e evite contato com os olhos e pele.

O vídeo com o passo a passo está disponível nos perfis @grupoadultoeidoso, @faenoficial e @uernoficial no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support