Grupo artístico da EdUCA aprova projeto em Chamada Pública de Emergência Cultural

O Baobá, grupo de Teatro da EdUCA aprovou mais um projeto cultural em edital público. A aprovação prevê a aquisição de ingressos para acesso ao espetáculo teatral O Santo e a Porca, conforme  os critérios estabelecidos na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, nº 14.017, de 29 de junho de 2020, instituída por portaria da FUNCARTE, nº 134/2020 que regulamenta o processo de inscrição e seleção para aquisição de lotes de ingressos e vouchers para apresentações e espetáculos artísticos remunerados.

O projeto “O Santo e a Porca”, proposto pelo professor Denilson David, diretor artístico do Grupo, aprovou dois lotes de 100 ingressos, no valor de R$ 30 cada, totalizando verba de R$ 6 mil.

A peça “O Santo e a Porca”, encenada pelo Baobá é uma livre adaptação da obra do mestre Ariano Suassuna, montada pelo grupo de teatro em 2018, no âmbito da Escola de Extensão da UERN, fruto do encerramento do curso de iniciação ao teatro adulto, ofertado pela EdUCA no segundo semestre daquele ano. A pré-estreia aconteceu no palco do Complexo Cultural da UERN Natal e desde então o grupo não parou de se apresentar. O espetáculo realizou diversas apresentações, circulado por várias instituições de ensino e espaços culturais da cidade e do Estado. Em 2019, participou do FestUERN, maior evento de teatro escolar do Estado e no mesmo ano se apresentou na Casa da Ribeira com venda de ingressos esgotadas.

“A aprovação deste projeto é de fundamental importância para a manutenção do espetáculo O santo e a Porca que vem sendo trabalhado pelo grupo de Teatro Baobá desde a sua fundação e que tem tido um ótimo retorno do público. É uma excelente oportunidade para homenagear o grande mestre Ariano Suassuna, assim como, é mais um espaço que se abre no cenário cultural do estado para que possamos apresentar a nossa forma de pensar e fazer teatro”, destaca David.

“Com a adaptação da peça de Ariano , o Baobá busca contribuir de forma concreta e significativa na propagação e estímulo à valorização da cultura nordestina. A releitura é uma forma de valorizar a expressão cultural da região nordeste e sua difusão para públicos diversos”, acrescenta David.

A profa. Irene van ben Berg, Chefe administrativa da EdUCA, comenta que ao disponibilizar aos estudantes da rede pública o acesso ao espetáculo é possível compartilhar o conhecimento dessa literatura e dramaturgia que costuma ser objeto de conhecimento para conteúdos escolares e de exames como o ENEM. “Ademais é uma forma de valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido por um jovem Grupo de Teatro local da cidade do Natal”, ressalta.

Para o prof. Chico Dantas, diretor do Campus de Natal, esse resultado é fruto do excelente trabalho de extensão que é desenvolvido no campus. “Os grupos artísticos da EdUCA são motivo de muito orgulho e demonstram o compromisso e a seriedade do trabalho que é realizado com nossa comunidade”, afirma.