Gratidão e reconhecimento marcam solenidade de colação de grau em Pau dos Ferros

“Hoje somos história, somos todos UERN, sejam os que se encontram no centro deste ginásio ou aqueles das arquibancadas, viajamos juntos neste barco acolhedor ao qual embarcamos, que nos tornou além de profissionais, pessoas melhores, e independente de exercer ou não as profissões que escolhemos tenho certeza que exerceremos melhor nossa cidadania”. Com um discurso marcado pelo reconhecimento e gratidão, Francisco Gabriel da Silva representou os 140 concluintes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Letras, Educação Física e Geografia do Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, e do curso de letras do Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal, que receberam nesta terça-feira (20), seus respectivos diplomas de graduação.

A solenidade reuniu 140 histórias de pessoas, de famílias, que encontraram na UERN uma forma de concretizar o sonho do ensino superior. Pessoas como Ana Célia Batista Melo, mulher, poetisa, escritora, educadora, que superou todas as adversidades para alcançar o diploma de letras, e agora sonha em chegar mais longe, sonha com o mestrado. Morando em Rodolfo Fernandes, Célia lembra que precisava viajar em média uma hora, todos os dias, para estudar e diz que valeu a pena. “Eu acredito que todo o percurso traçado até aqui tenha sido importante, tão quanto este momento, mas aqui é o momento da gente se firmar diante de um certificado tão almejado, por tantas pessoas, e nós tivemos a oportunidade de cursar tão perto de casa. Valeu muito a pena, e aqui é o momento de dividir com nossos familiares e amigos essa felicidade”.

Outra história de superação é a de Rivanildo Henrique Lima Brito, graduado em geografia. Filho de agricultor, e morando em Alexandria, Rivanildo é o primeiro de sua casa a conquistar um diploma de graduação. Sua história, como de muitos outros, é marcada por desafios, que com muita persistência, foram superados. “Foram mais de quatro anos de muita experiência. Só tenho que agradecer todo o empenho dos professores e funcionários da UERN. Agradeço não apenas pelo conhecimento que adquiri aqui, mas também pela experiência de vida. Agradeço também pelo apoio dos meus pais, agricultores, que não tiveram oportunidade de estudo, e sempre me apoiaram”.

Entre os 140 recém graduados, três tiveram um motivo a mais para comemorar. Anderson Monteiro de Araújo, do curso de Geografia; Cimara de Oliveira Fernandes, do curso de Administração e Larissa Yohara Gomes Pinto, do curso de Letras. Eles foram agraciados com a Comenda do Mérito Acadêmico, concedida ao aluno concluinte do curso de graduação que obtiver o melhor desempenho estudantil no seu curso, entre os aptos a colar grau, ao fim de casa semestre letivo.

O paraninfo das turmas concluintes foi o professor Jailson José dos Santos, diretor do Campus de Pau dos Ferros. Em seu discurso, ele destacou a importância do Campus da UERN em Pau dos Ferros para o desenvolvimento da região e da própria instituição para o Rio Grande do Norte, e agradeceu a manifestação de apoio dos estudantes em relação à UERN e aos professores e técnicos da instituição. “Estamos em uma greve por dignidade. É essencial agradecer o gesto dos concluintes em solidariedade aos docentes”.

A cerimônia foi presidida pela vice-reitora, prof. Fátima Raquel Rosado Morais. Em seu discurso, ela fez uma reflexão sobre os 50 anos da UERN e seu papel na educação no interior do Rio Grande do Norte. “São 50 anos formando licenciados para os nossos jovens. E hoje, além de licenciados, temos bacharéis em diversas áreas”. Ela também falou sobre a luta dos professores e técnicos, ressaltando e agradecendo pela disponibilidade, apesar da greve, para tornar possível a solenidade de colação de grau. “Para estarmos aqui hoje, garantindo a diplomação de vocês, aptos a entrar no mercado de trabalho, é preciso o esforço coletivo de muitas pessoas”. Ela também agradeceu e parabenizou os alunos pela iniciativa de apoio à Universidade, e convidou a todos os presentes a continuar defendendo a instituição. “Vamos defender a UERN! Vamos abraçar esta causa! Vamos defender a bandeira dessa instituição para o nosso Estado, vamos dizer para todas as pessoas que vivem no nosso Estado o quanto a UERN é importante!”.

Estiveram presentes à solenidade a profª. Maria Eliesse de Queiroz, secretária municipal de Educação de Pau dos Ferros, representando o prefeito Leonardo Rêgo; o prof. Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação da UERN; o prof. Ricardo Paulo Fonseca Melo, diretor da UFERSA campus Pau dos Ferros, representando, o reitor José de Arimatea Matos; o prof. Marcos de Oliveira Luz, representando a ADUERN; a profª. Paula Raquel Pinheiro, Coordenadora Administrativa do Núcleo de Educação Superior de Umarizal; Jackson Raynon Monteiro, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Calendário de Colação de Grau – A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte informa que estão mantidas as datas das solenidades de Colação de Grau, referentes ao semestre letivo 2017.1.

• 22/02 – Campus Avançado de Patu / Núcleo Avançado de Educação Superior de Alexandria
  • 27/02 – Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi
  • 01/03 – Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas
  • 07/03 – Campus Universitário Central (FAFIC. FE. FALA)