Graduandos de Medicina estagiam em programa de intercâmbio no Brasil e no mundo

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

Os alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprimoraram seus conhecimentos acadêmicos e profissionais como intercambistas nacionais e internacionais.

Mesmo com todas as restrições que a pandemia da COVID-19 ocasionou, os discentes continuaram buscando aperfeiçoamento fora da cidade de Mossoró, concorrendo a vagas de estágios no Brasil e no mundo. O feito se deu por meio do Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (CACER) e da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).

Ao todo, nove graduandos foram intercambistas no período de 2021, passando pelos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e pelo Distrito Federal. Dois dos estudantes puderam vivenciar a experiência de trabalhar na área da saúde fora do país, no Egito e na Polônia.

O discente Luiz Gabriel Manini Minto foi um deles e esteve no Egito atuando na área de cirurgia geral no Assuit University Hospital. Ele conta que “é muito complexo traduzir em palavras o que foi vivido por mim durante esses 30 dias no Egito. Cada momento, seja ele bom ou ruim, foi imprescindível para construir essa experiência que levarei comigo em minha vida pessoal e profissional”.

O estudante pontua ainda o quão importante foi praticar seus conhecimentos adquiridos dentro da universidade “Foi muito bom poder praticar a técnica cirúrgica aprendida com muita solidez aqui na Uern, além de conhecer como funcionam os serviços públicos em um país que possui uma história fascinante”.

Diferente de Luiz, a discente Ana Karoline Salviano continuou em berço nacional na capital do estado de Alagoas, onde ampliou e exerceu seus conhecimentos dentro da área de Medicina Intensiva, na UCB Brasília/UNIT-AL. Ela deseja que programas de intercâmbio como esse sejam cada vez mais incentivados para graduandos do curso de medicina.

“Durante dois meses, pude vivenciar o dia a dia de dois serviços completamente diferentes e, além de adquirir conhecimentos e habilidades direcionados, percebi como a Uern nos prepara para lidar com múltiplos cenários. Considero a experiência exitosa e enriquecedora”, pontuou a graduanda.

Na Uern a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais lida com as questões pertinentes a implementação de programas de internacionalização. A internacionalização dentro da Universidade permite que os estudantes tenham acesso a outras culturas e vivências, além de criar um espaço de expansão e compartilhamento de aprendizado.