...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Golfinho encalha vivo na Praia de Pernambuquinho, Grossos-RN

Um golfinho da espécie conhecida popularmente como golfinho pintado (Stenella attenutta) encalhou vivo hoje (21/01/2016), às 7h30min na Praia de Pernambuquinho, Grossos-RN.

O animal foi encontrado na praia pela Equipe de Pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) como uma Condicionante Ambiental exigida pelo IBAMA, por meio da Coordenação Geral de Petróleo e Gás – CGPEG, para as atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás da Petrobras na Bacia Potiguar e do Ceará.

A equipe iniciou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, retirando o animal da área de ondas e protegendo do sol. Em seguida foi acionada a Equipe de Médicos Veterinários PCCB-UERN, que chegando ao local realizou os procedimentos de estabilização, que envolve a hidratação intravenosa e proteção da pele contra exposição ao sol. Estes procedimentos foram realizados com o animal mantido em uma piscina natural na área do encalhe.

Após a estabilização, o animal foi levado para a praia e procedeu-se tentativas de reintrodução. O golfinho estava com sinais evidentes de desorientação espacial, e em três tentativas de devolvê-lo ao mar ele retornou para a praia, sendo então mantido novamente na piscina natural.

Às 14h48min o animal veio à óbito. Com a morte os pesquisadores do PCCB-UERN realizarão ainda hoje a necropsia do animal no Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha na UERN em Mossoró-RN.

A espécie vive nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, habitando preferencialmente áreas oceânicas, proximidades de ilhas e pode ser observada em algumas regiões próximas da costa continental.

A desorientação espacial em golfinhos pode ocorrer devido à infestação parasitária em órgãos sensoriais, atropelamento de embarcações e lesões de órgãos internos decorrentes da interação com atividades de pesquisas sísmicas marítimas (emissão de fontes sonoras para mapeamento do fundo do mar para definição de áreas propícias à exploração de petróleo).

A área onde o animal encalhou está inserida em uma região onde estão ocorrendo atividades de pesquisas sísmicas para uma empresa estrangeira, com a presença do maior navio de sísmica do mundo (http://geofisicabrasil.com/noticias/66-sismicamar.html).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support