...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

GALERIA DE ARTES É ABERTA COM EXPOSIÇÃO DA 1ª TURMA DE FOTOGRAFIA E BASTANTE ELOGIADA POR FOTÓGRAFOS NATALENSES

A galeria de artes do Complexo Cultural de Natal abriu sua primeira exposição fotográfica e foi muito elogiada pelos expositores e público presente.

A IV Mostra Grande Angular, realizada pela  ZooN, organização que atua no desenvolvimento de projetos sociais e culturais que envolvem artes visuais, ocupa o espaço da galeria com uma exposição individual e outras quatro coletivas de fotografia.

As exposições ficarão abertas para visitação até o dia 19 de setembro, em horário comercial, no CCN, que fica na avenida Dr. João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), Zona Norte de Natal,
Duas exposições coletivas são dos concluintes da primeira turma do curso de fotografia CCN/Uern, com o tema “Zona Norte, olhares da urbanização”. As outras duas, dos concluintes das turmas do Senac, parceiro da UERN e da ZooN, com o tema “Fragmentos Urbanos”.

O fotógrafo Cícero Oliveira assina a mostra individual, com o tema “Que os prédios não engulam os seres humanos”. Na noite de abertura da Mostra, ele fez uma palestra, falando sobre a importância da fotografia tanto na vida pessoal quanto na vida profissional das pessoas.

Em 12 fotos noturnas e produzidas no Centro de Natal, Ribeira e Lagoa Nova, a exposição retrata problemas sociais, como drogas, prostituição, abandono, subemprego, entre outros. “É um tema, que apesar de batido, tem que continuar sendo explorado, pois muitas vezes ignoramos as situações que esses problemas impõem às pessoas”, explica Cícero. O nome da exposição, “Que os prédios não engulam os seres humanos”, foi tirado de uma pixação que o fotografo registrou em um dos seus clicks. “Registrei algumas pixações que encontrei. Apesar de não ser o foco das fotos, elas estão lá como a voz dos personagens fotografados”, conta. O fotógrafo parabenizou o diretor do CCN, professor Genaro Camboim, pela galeria do Complexo Cultural, que, segundo ele, é um dos melhores espaços de Natal.

“Durante o ano realizamos duas exposições Grande Angular, essa agora em agosto e uma no final do ano. A intenção é mostrar o trabalho que os alunos realizam nos cursos, bem como levar ao conhecimento do público o trabalho de um profissional da terra, com o objetivo de estimular os alunos e atrair outros. Na Zona Norte, o programa da UERN é voltado para a comunidade, então a Mostra também é uma forma de atrair mais jovens para o curso”, explica o professor de fotografia Henrique José, que já confirmou que a próxima Mostra Grande Angular também será realizada no CCN.

Henrique José foi o instrutor das primeiras turmas de fotografia do CCN/Uern. “Tivemos duas turmas, com 18 alunos no total. O perfil dos participantes foi variado: de estudantes a donas de casa, de 16 a 50 anos de idade. O objetivo do curso era capacitar as pessoas a manusear câmeras de uso doméstico e tivemos um resultado acima do esperado”, comemorou o instrutor.

“Vim fazer o curso porque queria fazer fotos melhores da minha família e amigos. Deixei de cortar pés e mãos dos meus fotografados e aprendi a incluir e excluir objetos das fotos. Hoje sei enquadrar o que quero e deixar de fora o que não quero em uma fotografia”, conta a estudante Adriana Matias, 30 anos, ao lado da colega, também estudante, Rita de Cássia, 17 anos, autora de uma das fotos mais bonitas da exposição.

O CCN já abriu lista de reserva de vagas para as próximas turmas de fotografia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support