...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fuern, Funcitern e Município de Mossoró prorrogam parceria nos ambulatórios da Facs e da Faen

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado Rio Grande do Norte (Funcitern) e o Município de Mossoró celebraram, na tarde desta sexta-feira, 03, termo aditivo ao convênio de prestação de serviços de assistência médico-hospitalar e ambulatorial.

Com a parceria, faz-se o atendimento da população através do Sistema Único de Saúde (SUS) nos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) e da Faculdade de Enfermagem (Faen).

“A Uern já fazia há muitos anos esse serviço e só no ano de 2022 é que nós conseguimos celebrar de fato um convênio. Agora conseguimos ajudar a Universidade no papel que ela já desempenhava, atendendo e dando assistência de qualidade à comunidade”, declarou a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Destacou ainda que esse serviço é uma “via de mão dupla”: ao mesmo tempo que a Uern presta os serviços no SUS local, o Município entrega uma contrapartida.

Para Rafael Ramon, diretor-presidente da Funcitern, o convênio traz importante impacto para a sociedade. “Esse projeto é muito nobre. É bom para a Prefeitura, que consegue contribuir mais na saúde; para Universidade, que consegue mostrar sua relevância para a comunidade, com entrega prática do serviço; e também, claro, para a comunidade, para quem se presta esse serviço”. Ele ressaltou que a fundação está à disposição para contribuir “no que for necessário”.

“Pode parecer apenas um ato formal, mas queríamos expressar a gratidão tanto à Faen quanto à Facs por entender a importância desse equipamento, dos ambulatórios”, discursou a reitora Cicília Maia. Agradecendo ao Município, falou que “juntos, vamos conseguir prestar cada vez mais serviços de qualidade à nossa população”

De acordo com a reitora, além do atendimento, valoriza-se também a formação acadêmica dos estudantes envolvidos. Além disso, salientou que a Uern precisa ser “um instrumento de abertura de portas para as pessoas invisibilizadas”, assegurando o acesso à prestação de serviço público de qualidade.

“Tem muitas pessoas que não têm a oportunidade de ter um serviço público de qualidade e, quando eu vejo aqui profissionais de excelência prestando serviço à população, isso engrandece com certeza a missão da Universidade”, completou.

Ao final, o professor Cleber de Mesquita, coordenador dos ambulatórios da Facs, destacou que, em 2022, foram realizados 5407 atendimentos. Nas suas palavras, “isso já faz valer a pena para o paciente, para o aluno, para o professor. Isso é extremamente gratificante”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support