Fuern, Funcitern e Município de Mossoró prorrogam parceria nos ambulatórios da Facs e da Faen

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado Rio Grande do Norte (Funcitern) e o Município de Mossoró celebraram, na tarde desta sexta-feira, 03, termo aditivo ao convênio de prestação de serviços de assistência médico-hospitalar e ambulatorial.

Com a parceria, faz-se o atendimento da população através do Sistema Único de Saúde (SUS) nos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) e da Faculdade de Enfermagem (Faen).

“A Uern já fazia há muitos anos esse serviço e só no ano de 2022 é que nós conseguimos celebrar de fato um convênio. Agora conseguimos ajudar a Universidade no papel que ela já desempenhava, atendendo e dando assistência de qualidade à comunidade”, declarou a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Destacou ainda que esse serviço é uma “via de mão dupla”: ao mesmo tempo que a Uern presta os serviços no SUS local, o Município entrega uma contrapartida.

Para Rafael Ramon, diretor-presidente da Funcitern, o convênio traz importante impacto para a sociedade. “Esse projeto é muito nobre. É bom para a Prefeitura, que consegue contribuir mais na saúde; para Universidade, que consegue mostrar sua relevância para a comunidade, com entrega prática do serviço; e também, claro, para a comunidade, para quem se presta esse serviço”. Ele ressaltou que a fundação está à disposição para contribuir “no que for necessário”.

“Pode parecer apenas um ato formal, mas queríamos expressar a gratidão tanto à Faen quanto à Facs por entender a importância desse equipamento, dos ambulatórios”, discursou a reitora Cicília Maia. Agradecendo ao Município, falou que “juntos, vamos conseguir prestar cada vez mais serviços de qualidade à nossa população”

De acordo com a reitora, além do atendimento, valoriza-se também a formação acadêmica dos estudantes envolvidos. Além disso, salientou que a Uern precisa ser “um instrumento de abertura de portas para as pessoas invisibilizadas”, assegurando o acesso à prestação de serviço público de qualidade.

“Tem muitas pessoas que não têm a oportunidade de ter um serviço público de qualidade e, quando eu vejo aqui profissionais de excelência prestando serviço à população, isso engrandece com certeza a missão da Universidade”, completou.

Ao final, o professor Cleber de Mesquita, coordenador dos ambulatórios da Facs, destacou que, em 2022, foram realizados 5407 atendimentos. Nas suas palavras, “isso já faz valer a pena para o paciente, para o aluno, para o professor. Isso é extremamente gratificante”.