Fóruns de Diretores e de Chefes avaliam possibilidades de retorno presencial com a Reitoria

As coordenadoras do Fórum de Chefes de Departamento e de Diretores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), professoras Sirleyde Dias e Meyre Esther Barbosa, respectivamente, apresentaram à Reitoria, na manhã desta quarta-feira (19), as preocupações diante da proximidade do retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 2 de fevereiro.

De acordo com as coordenadoras,  não existe um consenso entre os segmentos docente, técnico-administrativo e discente quanto ao retorno das aulas presenciais. No entanto, é preciso avaliar o momento da pandemia e tomar novas iniciativas para garantir a segurança da comunidade acadêmica.

“Não há consenso em relação ao retorno ou não retorno das aulas presenciais. As pessoas estão muito preocupadas em relação ao aumento dos números de infectados ao mesmo tempo em que sabemos que um grande número de estudantes ainda sequer pisou em uma sala de aula da Uern”, afirmou a coordenadora do Fórum de Diretores, profª. Meyre Esther Barbosa, que enfatizou ainda a importância deste momento de diálogo em relação ao retorno do presencial.

“Esse é também o sentimento do Fórum dos Chefes. Apesar do avanço na vacinação, existe uma grande preocupação diante de uma variante altamente transmissível. Não somos contrários ao retorno, mas é preciso um momento de replanejamento, além da organização dos espaços para garantir a segurança de todos”, afirmou a professora Sirleyde Dias, coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento.

A reitora Cicília Maia ressaltou o compromisso prioritário da Uern com a segurança da comunidade acadêmica e com a comunidade externa, motivo que levou a Universidade a ser a primeira, em 15 de março de 2020, a suspender as atividades presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Ela também apresentou as medidas que foram tomadas, desde a adequação dos espaços físicos até à aquisição de equipamentos de proteção e insumos de combate à transmissão do vírus.

“Estamos estruturados e organizados para o início das aulas presenciais em 2 de fevereiro, mas essa decisão será tomada com a participação de toda a comunidade, e não tenho dúvida de que tomaremos a melhor decisão porque será tomada por todos nós, de forma coletiva”, afirmou a reitora.

Participaram da reunião o vice-reitor, prof. Chico Dantas, pró-reitores e auxiliares da Reitoria.

Antes da reunião com os fóruns representativos, a Reitoria já havia se reunido com o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), e na tarde de hoje, irá ouvir o Comitê Covid-UERN, órgão que vem assessorando a tomada de decisões na Uern quanto à pandemia desde março de 2020.

Na próxima sexta-feira (21), haverá um momento coletivo de discussão com a presença de estudantes e fóruns, às 9h, com transmissão via YouTube (Canal UERN Oficial).