...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum discute o Processo de Avaliação Institucional

O aperfeiçoamento do Processo de Avaliação Institucional foi discutido nesta terça-feira, 5 de maio, durante o Fórum das CPAs – Comissão Própria de Avaliações – evento realizado de forma conjunta pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O conferencista da noite, professor Robert Evan Verhine, coordenador de Avaliação da Superintendência e Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SUPAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ex-presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), compartilhou sua experiência, abordou as exigências do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e enfocou conceitos importantes como: autonomia, continuidade das ações e utilização dos resultados.

O reitor Pedro Fernandes apresentou o palestrante e ressaltou o diálogo que a UERN tem mantido com outras Instituições de Ensino Superior. “Estamos discutindo esse tema junto com a UFERSA e temos a satisfação de contar na plateia com representantes da UnP e da Faculdade Mater Christi”, ressaltou o reitor Pedro Fernandes.

Prestigiando o evento, o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea Matos, ressaltou que o principal aspecto da CPA é sua independência. “Essa discussão é de suma importância. A CPA está dentro do SINAES através de uma lei criada em 2004 e deve ter total independência”, afirmou o reitor da UFERSA. 

Além do Fórum, os membros que integram as CPAs das duas universidades participaram de uma oficina interna com o professor Robert Evan Verhine. Na UERN, a CPA é presidida pela professora Verônica Maria de Araújo Pontes e na UFERSA pelo professor Alexandre José de Oliveira.

O evento contou ainda com uma apresentação cultural do Grupo de Teclados do Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire, com acompanhamento do prof. Francisco das Chagas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support