...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum debate propostas para criação de Plano Institucional de Segurança

Com o intuito de discutir alternativas para a segurança, com ênfase no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi realizado na manhã desta quarta-feira, 13, o Fórum de Segurança Universitária. O encontro foi promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Centro Acadêmico Rui Barbosa do curso de Direito da instituição.

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos da Universidade, bem como autoridades políticas e comunidade externa se reuniram no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) para debaterem a temática. No fórum, também foram apresentadas propostas para conter a onda de insegurança que assola o Estado.

Para o diretor de Assistência Estudantil, Adalberto Veronese, esse tipo de ação contribui para a discussão geral sobre a segurança e vem de encontro com atuação participativa da UERN na sociedade. “É uma forma de envolver a comunidade acadêmica na discussão de alternativas para uma segurança mais humanizada”, diz o professor, destacando que a Universidade através de seus cursos e projetos tem condições de contribuir com ideias positivas acerca da problemática.

O objetivo maior do debate é possibilitar a construção participativa de um Plano Institucional de Segurança para UERN, com ações de curto, médio e longo prazo. “Vamos buscar a implementação de ações alternativas para a segurança na instituição. Uma vez que o Plano tenha os resultados esperados, este poderá servir de modelo para outras instituições”, declara Adalberto Veronese.

A presidenta do DCE/UERN, Glisiany Plúvia de Oliveira, frisa que posteriormente será entregue um documento à gestão da UERN para criação uma comissão destinada a elaborar o Plano Institucional de Segurança. A comissão será composta por representantes da comunidade acadêmica e externa. “A falta de segurança é um problema que afeta a todos. Por isso, a questão precisa ser discutida com toda a comunidade”, finaliza.

AÇÕES DE SEGURANÇA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já vem adotando medidas para garantir a segurança dos estudantes e servidores no Campus Central. O reforço na equipe de vigilância, com o aumento de efetivo e a ronda motorizada; a limpeza da vegetação e a iluminação do Campus são exemplos destas ações.

A Pró-reitoria de Administração ainda está fazendo a cotação para a instalação de sistema de monitoramento por câmeras para o campus, com investimento estimado de R$ 65 mil. Também há estudo para a construção de um muro com tela metálica no entorno do Campus Central.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support