...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum de reitores prioriza nova expansão das IES no RN

A nova expansão regional das quatro instituições públicas de ensino superior do Estado será a prioridade dos próximos encontros do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte. Para tanto, a segunda reunião do Fórum, realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na Sala dos Colegiados da UFRN, no campus central, em Natal, decidiu reativar o Grupo de Trabalho (GT) que elaborou a primeira política de expansão conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

“Essa nova expansão terá um perfil de um novo Programa de Reestruturação das Universidades (REUNI)”, disse a presidente do Fórum, Angela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN. “A pesquisa e a inovação devem ser estratégicas para essa nova expansão”, colocou Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor do IFRN. “Expansão, consolidação, complemento e parceria são as linhas que pontuam a articulação deste fórum”, observou o reitor da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto. “A expansão deve alinhar proposições para as instituições de ensino superior (IES) alcançarem qualidade”, adicionou.

“Deveremos nos adequar às necessidades e aos arranjos produtivos das regiões do estado”, completou o reitor da UFERSA, José de Arimatea de Matos. O mesmo ponderou que o Curso de Medicina da UFERSA, ofertado em Mossoró, requer ampliação. “Isto exige atuação conjunta em unidades hospitalares públicas e a contrapartida dos cursos de medicina no interior do país é melhorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Outros encaminhamentos

Além destes encaminhamentos, a pauta para os próximos encontros de reitores do RN aponta discussões sobre o fortalecimento da formação de professor para o ensino básico; a oferta de cursos presenciais e a distância por meio de parcerias entre as instituições públicas de ensino superior e, também, ações conjuntas entre a UFRN, IFRN, UERN e UFERSA para a pesquisa, a extensão e a inovação.

A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRN (SRI) vai minutar o Termo de Cooperação de políticas de internacionalização das quatro instituições.

(Sirleide Pereira – Ascom – Reitoria/UFRN)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support