Fiern convida Uern a fazer parte do Programa Mais RN

Buscando promover uma maior aproximação entre a academia e a classe empresarial do Rio Grande do Norte, o empresário Marcelo Rosado visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) nesta quarta-feira (19) e convidou a instituição a participar do Programa Mais RN, criado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) com o objetivo de orientar o futuro econômico do estado.

O empresário foi recebido pela reitora Fátima Raquel Morais, pela reitora eleita e chefe de gabinete da Reitoria, Cicília Maia, e pelo vice-reitor eleito, Chico Dantas. Ele deu as boas-vindas à gestão eleita e afirmou que a Uern tem muito a contribuir com as discussões do setor produtivo potiguar.

“Além de dar boas-vindas à nova gestão que está assumindo a Uern, estamos aqui para convidar a universidade a participar e contribuir com as discussões que o programa propõe, principalmente com a região do interior do Rio Grande do Norte, onde a Universidade já tem suas bases e campi instalados, para que possamos agregar às novas informações do estudo do Mais RN, que a Fiern vem desenvolvendo desde 2014. Não tenho dúvida que vai ser uma grande parceria que vem sendo construída entre a academia e o setor produtivo do Rio Grande do Norte”, afirmou Marcelo Rosado.

Já na reunião, a professora Cicília Maia defendeu, mais uma vez, a criação de uma secretaria de Ciência e Tecnologia, em nível estadual e municipal, e reafirmou que a Universidade sempre estará à disposição para contribuir com o desenvolvimento do estado. Quanto à participação do programa, a ideia é reunir um grupo de pessoas que realizem estudos nessa área para iniciar o trabalho. “Era essa a oportunidade que queríamos para mostrar o quanto a Uern tem a contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. Nós temos excelentes profissionais na Uern e estamos à disposição para dar as nossas contribuições”, afirmou Cicília Maia.

O professor Chico Dantas, atual diretor do Campus de Natal, chamou a atenção para a necessidade do estado do Rio Grande do Norte, como um todo, direcionar o olhar para a Uern. “Existe uma gama de possibilidades que a Uern pode contribuir”.

A expectativa é de que, até a primeira quinzena do mês de junho, a Uern já apresente uma proposta à Fiern.

A reitora Fátima Raquel avaliou positivamente a reunião e parabenizou a Federação pela inclusão das universidades no programa. “Recebemos esse convite com muita satisfação. Sempre sentimos falta das universidades, em particular, da Uern, neste programa, tendo em vista todas as potencialidades de desenvolvimento econômico e industrial que existe em nossa região. Participar do Mais RN para nós é fundamental para que possamos discutir conjuntamente universidade, indústria e comércio, os gargalos e potencialidades de cada um para o desenvolvimento do nosso estado. Tenho certeza de que essa parceria terá e trará inúmeros frutos para a nossa universidade e para o nosso estado”, afirmou a reitora.