...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festuern ganhará novo formato em sua 15ª edição

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) está de volta em 2021, só que dessa vez em um formato totalmente virtual. A partir desta sexta-feira, 28, até o dia 15 de junho, estarão abertas as inscrições para a seleção de escolas participantes da 15ª edição do evento.

“Letramento e arte: direito humano” é o tema do evento destinado aos grupos de teatro das escolas públicas. Serão selecionadas até 32 instituições, sendo, no mínimo, 70% de escolas do Estado do Rio Grande do Norte e no máximo 30% de escolas de outros estados.

A chefe do setor administrativo de Produção Cultural da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Alexsandra Gomes, lembra que a intenção logo após a 14ª edição em 2019 era de fazer um festival ainda maior em 2020 para comemorar a marca de 15 edições, mas aí veio a pandemia do novo coronavírus e impediu os planos.

“Como realmente não tem previsão para voltarmos ao normal, o Festuern teve que se reinventar, assim como todas as outras atividades institucionais. E se tem uma coisa que a Uern faz bem é se reinventar e fazer com o que se tem”, comentou a professora.

O Festuern é dividido em três fases: pré-festival (inscrição e oficinas), festival (apresentação dos espetáculos dos grupos escolares que será realizado de forma on-line dentro da programação da “Mostra Virtual”) e pós-festival (seminário de avaliação).

A partir das oficinas de dramaturgia, audiovisual e de outros enfoques, os coordenadores e alunos das escolas vão produzir vídeos que serão exibidos numa amostra virtual comemorativa, em setembro, pelos 53 anos da Uern.

“Nós estamos empenhados e empolgados pra que tudo dê certo, tentando contactar o maior número possível de pessoas interessadas, as escolas, coordenadores antigos, e fazer uma retrospectiva histórica de tudo que foi feito nesses 15 anos”, completou Alexsandra Gomes.

O Edital Nº 05/2021 – DECA/PROEX/UERN com todas as regras da seleção das escolas também será publicado no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) desta sexta-feira, 28.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support