FESTUERN estreia em Natal

A primeira etapa de apresentações do FESTUERN 2015 foi realizada em Natal, no último sábado (28). Como já foi anunciado, o FESTUERN deste ano está sendo realizado de forma diferente das edições anteriores. Pela primeira vez o festival é executado de forma itinerante, para isso foram definidos três polos: Natal, Pendências e Mossoró.

No último sábado foi realizada a abertura do Festival no Complexo Cultural da UERN, localizado na Zona Norte de Natal. Na ocasião, seis Escolas se apresentaram, marcando a abertura do evento neste novo modelo. “As apresentações foram de excelente qualidade em todos os sentidos. Vale destacar também a atenção das Escolas que permanecerem até o fim, quando entregamos o trófeu”, comenta a Professora Márcia Regina, Diretora da DECA.

Além disso foi exibido um vídeo produzido pela UERN TV com os homenageados do FESTUERN. Este ano são homenageadas pessoas detentoras dos saberes tradicionais, forma em que se caracteriza o saber não acadêmico, mas sim o conhecimento adquirido através da experiência de vida. Estão sendo homenageados o Mestre Antônio Rosa, da cidade de Parnamirim. As Rezadeiras Dona Jovelina e Dona Ceição, de Alto do Rodrigues e da comunidade de Mulungu, respectivamente. E ainda a Parteira Anita Santos e o Poeta popular Concriz, ambos de Mossoró. “Queremos agradecer também a presença do Mestre Antônio Rosa, um dos nossos homenageados e o apoio do CCUERN, que foi fundamental para a realização”, conclui a Professora Márcia.

O FESTUERN é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA). Nos dias 04 e 05 de dezembro (sexta e sábado) será a vez das apresentações acontecerem no polo Pendências. Na oportunidade treze Escolas irão se apresentar. O FESTUERN 2015 terá seu encerramento no dia 07 de dezembro, com onze Escolas se apresentando no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, em Mossoró.