Festuern abre programação levando arte e cultura para o palco do Teatro Lauro Monte Filho

Depois de dois anos em formato virtual, o Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) volta ao palco do Teatro Lauro Monte Filho para fazer o que ele sabe de melhor: promover a edução através da arte e cultura. De casa cheia, o Festival abre as portas para mais uma edição que reúne apresentações culturais de dezenas de escolas públicas do Estado.

A abertura oficial do Festuern ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, com as apresentações da Fanfarra do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev), do Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (Grutum) e da Escola do Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação contou ainda com a apresentação do vídeo institucional que conta toda a trajetória do Festuern.

Para a reitora Cicília Maia, esse é um momento bastante satisfatório. “Estamos muito felizes em retornar ao formato presencial depois de dois anos. É uma alegria ver a casa cheia. O Festuern representa a integração da Universidade com a sociedade, fomentando a arte, a cultura, a diversidade e a inclusão. Demostra o papel que temos enquanto Universidade, que para além da formação técnica e científica, nossa missão maior é com a formação humana”, destaca.

O pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, enfatiza que para muitos estudantes, sobretudo do interior do Estado, o Festival oportuniza o primeiro contato com as artes. “Muitos estudantes conheceram pela primeira vez o palco de um teatro por meio do Festuern”, revela. Além disso, o evento também se apresenta como um espaço de revelação e artistas. “Muitos atores de Mossoró e região começaram sua carreira com apresentações do Festuern”, afirma.

O secretário municipal de Cultural, Etevaldo Almeida, e também professor da Uern, relembrou emocionado de toda a trajetória do Festuern e do empenho do saudoso professor Felipe Caetano, idealizador do Festuern, em fazer do evento um dos programas de referência do trabalho da Uern em conjunto com a sociedade. “O Festuern tem se consolidado como o maior festival de teatro estudantil do Estado e tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do RN através da cultura”, diz o professor.

Padre Guimarães Neto, diretor do Teatro Lauro Monte e representante da governadora Fátima Bezerra na solenidade, ratificou as palavras da reitora em ver a casa cheia, com crianças e jovens subindo ao palco do teatro, superando as suas dificuldades. O diretor da Direc, Jadson Arnaud, enfatizou a importância da parceria entre a Universidade e a educação básica, e do contato dos estudantes com a arte e a cultura, proporcionada pelo Festuern.

A estudante Ingrid Lopes, cantora e percursionista da Fanfarra do Ceipev, externa que é uma sensação indescritível estar participando do Festival. “Essa oportunidade de nos aproximarmos da arte, da cultura e da Universidade é incrível”, declara. O estudante Luanderson Kaique, que é percursionista e é pessoa com deficiência visual, enfatiza que o Festival incetiva a cultura e a inclusão. “É uma alegria poder participar deste evento. O Festuern nos proporciona um espaço para a gente superar os desafios e nos dá oportunidades para encontrar o nosso lugar através da arte”.

O Festuern contará com apresentações até sexta-feira, 21, nos turnos da manhã e tarde, no Teatro Lauro Monte Filho. O Festival conta com a participação de 25 escolas de municípios de Mossoró, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Porto do Mangue, Macaíba, Macau, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Barcelona e Espírito Santo.

Neste ano, a programação tem como tema “Semiárido em prosa e poesia”. A 16ª Edição do Festuern visa promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.