...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festuern abre programação levando arte e cultura para o palco do Teatro Lauro Monte Filho

Depois de dois anos em formato virtual, o Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) volta ao palco do Teatro Lauro Monte Filho para fazer o que ele sabe de melhor: promover a edução através da arte e cultura. De casa cheia, o Festival abre as portas para mais uma edição que reúne apresentações culturais de dezenas de escolas públicas do Estado.

A abertura oficial do Festuern ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, com as apresentações da Fanfarra do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev), do Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (Grutum) e da Escola do Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação contou ainda com a apresentação do vídeo institucional que conta toda a trajetória do Festuern.

Para a reitora Cicília Maia, esse é um momento bastante satisfatório. “Estamos muito felizes em retornar ao formato presencial depois de dois anos. É uma alegria ver a casa cheia. O Festuern representa a integração da Universidade com a sociedade, fomentando a arte, a cultura, a diversidade e a inclusão. Demostra o papel que temos enquanto Universidade, que para além da formação técnica e científica, nossa missão maior é com a formação humana”, destaca.

O pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, enfatiza que para muitos estudantes, sobretudo do interior do Estado, o Festival oportuniza o primeiro contato com as artes. “Muitos estudantes conheceram pela primeira vez o palco de um teatro por meio do Festuern”, revela. Além disso, o evento também se apresenta como um espaço de revelação e artistas. “Muitos atores de Mossoró e região começaram sua carreira com apresentações do Festuern”, afirma.

O secretário municipal de Cultural, Etevaldo Almeida, e também professor da Uern, relembrou emocionado de toda a trajetória do Festuern e do empenho do saudoso professor Felipe Caetano, idealizador do Festuern, em fazer do evento um dos programas de referência do trabalho da Uern em conjunto com a sociedade. “O Festuern tem se consolidado como o maior festival de teatro estudantil do Estado e tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do RN através da cultura”, diz o professor.

Padre Guimarães Neto, diretor do Teatro Lauro Monte e representante da governadora Fátima Bezerra na solenidade, ratificou as palavras da reitora em ver a casa cheia, com crianças e jovens subindo ao palco do teatro, superando as suas dificuldades. O diretor da Direc, Jadson Arnaud, enfatizou a importância da parceria entre a Universidade e a educação básica, e do contato dos estudantes com a arte e a cultura, proporcionada pelo Festuern.

A estudante Ingrid Lopes, cantora e percursionista da Fanfarra do Ceipev, externa que é uma sensação indescritível estar participando do Festival. “Essa oportunidade de nos aproximarmos da arte, da cultura e da Universidade é incrível”, declara. O estudante Luanderson Kaique, que é percursionista e é pessoa com deficiência visual, enfatiza que o Festival incetiva a cultura e a inclusão. “É uma alegria poder participar deste evento. O Festuern nos proporciona um espaço para a gente superar os desafios e nos dá oportunidades para encontrar o nosso lugar através da arte”.

O Festuern contará com apresentações até sexta-feira, 21, nos turnos da manhã e tarde, no Teatro Lauro Monte Filho. O Festival conta com a participação de 25 escolas de municípios de Mossoró, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Porto do Mangue, Macaíba, Macau, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Barcelona e Espírito Santo.

Neste ano, a programação tem como tema “Semiárido em prosa e poesia”. A 16ª Edição do Festuern visa promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support