...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festival de Mamulengos da Uern terá oficina, palestra e espetáculos

Entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro será realizado o Festival de Mamulengos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Realizado pela Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Mossoró por meio do Prêmio de Incentivo à Cultura Maurício Oliveira, edição 2019, o evento contará com oficina, palestra e espetáculos gratuitos.

Os três primeiros dias (29 de novembro e 1º e 2 de dezembro) estão voltados para a realização de uma oficina de criação e manipulação de bonecos. Será ministrada pelo artista Augusto Pinto, do Grupo Arruaça, na sede do Projeto Esperança, ao lado da Igreja São José.

A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 3, às 17h, na Praça Cícero Dias, com o espetáculo “A história de João Sonhador”, com os mamulengueiros Toinho e Lígia Teixeira, do Grupo Savana. Antes, às 15h, no Foyer do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, acontecerá a palestra “A presença feminina no teatro de bonecos do Rio Grande do Norte”, com Catarina Calungueira.

Nos dias 4 e 5, a programação acontece no Parque Municipal Maurício Oliveira.

“Promover um festival como esse é oferecer ao público a possibilidade de conhecer mais sobre a nossa cultura, estimulando o brincar nas crianças e jovens, mas também repassar conhecimento sobre uma tradição cultural que precisa ser fortalecida, preservada e estimulada, que é o teatro de mamulengo. Nessa troca entre a universidade e a comunidade, a extensão universitária se fortalece”, comenta o pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan.

Nonato Santos, diretor cultural da Deca, explica que o teatro de mamulengo caracteriza-se pelas brincadeiras e improvisações facilmente adaptáveis ao ambiente onde a brincadeira está acontecendo.

“Pra nós artistas e pesquisadores dessa brincadeira é de fundamental importância manter viva essa manifestação para que o mamulengo continue sendo fonte de inspiração e matriz de um fenômeno cênico vivo, dinâmico, em constante processo de mutação, de transformação. Assim deve ser a arte”, comenta.

O diretor de educação, cultura e artes da Proex, Hallysson Dantas, afirma que o festival é mais uma ação da Universidade de fomento à cultura e educação, seguindo o que está instituído nos documentos norteadores de gestão da Uern, como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Institucional de Cultura (PIC).

Confira a seguir a programação detalhada:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support