Festival de Mamulengos da Uern tem programação neste final de semana

O espetáculo “A história de João Sonhador” abriu oficialmente o Festival de Mamulengos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na tarde de hoje, 03, na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O personagem apresentado por Toinho Teixeira e Lígia Teixeira, do Grupo Savana, garantiu muita risada aos espectadores.

A facilidade de disseminação cultural proporcionada por esse tipo de arte é uma das principais características do teatro de bonecos.

“Normalmente, são bonecos criados a partir de materiais reciclados, o diálogo é simples e coloquial, todo mundo compreende, e utiliza poucos recursos na estrutura de apresentação, o que facilita o acesso e a popularização da cultura”, exemplificou Nonato Santos, diretor cultural da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Mais cedo foi realizada, no Teatro Municipal, a palestra “A presença feminina no teatro de bonecos do Rio Grande do Norte”, proferida por Catarina Calungueira para os alunos da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado.

Neste final de semana serão apresentados três espetáculos e uma intervenção cênica no Parque Municipal Maurício de Oliveira.

No sábado, 04, tem “O Andarilho de Mossoró e o Caboclo Valente” (por Rogenildo Silva, Grupo Mandacaru), às 16h30, e “Proezas de João Grilo”, às 17h, uma adaptação do cordel de João Martins de Athayde pelos alunos da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado e coordenação do professor Jânio Fernandes.

No domingo, 05, é a vez do espetáculo “Onde as histórias se encontram” (Escarcéu de Teatro), às 16h30, e a intervenção “Maria Furdunço”, com o professor Marcos Vinícius – 12ª Direc, a partir das 17h.

O titular da Proex, professor Esdras Marchezan, convidou a população a assistir os espetáculos.

“É uma manifestação cultural para crianças, jovens, adultos, idosos, para toda a família. Vamos prestigiar nossos artistas”, convidou.

Anteriormente às apresentações, no período de 29 de novembro ao dia 02 de dezembro, foi realizada uma oficina de criação e manipulação de bonecos ministrada pelo artista Augusto Pinto, do Grupo Arruaça, na sede do Projeto Esperança, ao lado da Igreja São José.

O evento conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio do Prêmio de Incentivo à Cultura Maurício Oliveira, edição 2019.