Feira do Empreendedor Universitário alia teoria e prática sobre gestão de vendas

No intuito de aliar teoria e prática em um mesmo ambiente, iniciou na noite desta quarta-feira, 4, a Feira do Empreendedor Universitário (FEMUR). A abertura oficial ocorreu no bloco da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com apresentações musicais e a fala dos coordenadores da Feira, Vagner Miranda de Carvalho, Ana Augusta da Silva Campos e Andrea Kaliany da Costa Lima, do Departamento de Administração.

O evento, que chega a sua quarta edição, está sendo realizado no bloco da FACEM, com estandes de vendas como salgados, tortas, açaí, espetinhos, guaraná da Amazônia, entre outros. Os produtos são comercializados pelos próprios alunos, que têm a oportunidade de participar de uma ação interdisciplinar e aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. A programação segue até esta quinta-feira, dia 5, no mesmo horário.

Para o estudante Jorge Carlos, que participa pela primeira vez do evento, a FEMUR é um dos momentos mais aguardados pelos graduandos. “É uma das melhores ações da Faculdade. A gente entra no curso já esperando por essa Feira, onde podemos executar na prática o que vemos na teoria”, declara.

Vagner Miranda destaca que a proposta da Feira é trabalhar a interdisciplinaridade de conteúdos vistos nas disciplinas de vendas, empreendedorismos, iniciação empresarial e explorar o potencial que os alunos têm para montar um negócio. Os produtos que serão vendidos foram idealizados nos planos de negócios desenvolvidos pelos próprios alunos, assim é possível trabalhar na prática conceitos associados ao marketing, gestão financeira, entre outros.

Além da participação de 35 alunos do curso de Administração, a IV FEMUR conta com a participação de um egresso da primeira Feira, que volta para divulgar o seu negócio. “A partir do projeto desenvolvido na FEMUR, os alunos abriram uma empresa para o mercado de trabalho”, informa. Também participam desta edição um grupo de mulheres do Projeto Esperança, que estão comercializando seus produtos, frutos da prática do curso “Um sonho empreendedor”, oferecido pelo Projeto de Sensibilização para o Empreendedorismo Inovador e pelo Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS), com parceria do Projeto Esperança.

O evento conta com o apoio dos professores Jacinta de Fátima Martins Malala, representando o CITECS, e o professor Vinícius Claudino de Sá, representando o Setor de Incubadora do Departamento de Inovação e Empreendedorismo (DIE/UERN).